sábado, 15 de janeiro de 2011

Um Tsunami? Um Furacão? Não: É A Inter De Milão

Com atuação de gala de Samuel Eto'o, disposição tática empolgante de todo o elenco e apresentando um futebol leve e ofensivo, a Internazionale de Leonardo mostrou, nesse 4a1 sobre o Bologna, que os tempos de Rafael Benítez no comando interista ficaram definitivamente para trás.

Antes de mergulharmos em maiores detalhes do que foi essa partida no estádio Giuseppe Meazza, um lembrete: o holandês Wesley Sneijder, maestro interista, desfalcou o time. Mas o desempenho do conjunto "nerazzurri" foi tão convincente que a equipe parecia estar completíssima.

O jogo

Atacando com velocidade e consciência impressionantes, a Internazionale não tardou a afunilar o Bologna no campo de defesa e, já com 3 minutos, uma bola escorada de cabeça por Lúcio acabou em finalização - também de cabeça - de Diego Milito, que resvalou na trave direita de Emiliano Viviano. Com Esteban Cambiasso e Dejan Stankovic aparecendo constantemente no ataque e Maicon atuando como se fosse um ponta direita, era previsível que a qualquer momento a equipe da casa balançaria a rede adversária. Aos 19 minutos, aconteceu. O camaronês Samuel Eto'o avançou com a bola dominada a partir da linha que divide o campo ao meio, escapou da marcação adversária mostrando explosão e vigor físico, e, já dentro da grande área, deu assistência para o sérvio Dejan Stankovic apenas completar para o gol. Cabe colocar que Stankovic estava em posição duvidosa, mas na dúvida, nem árbitro nem auxiliar devem ter sentido vontade de anular uma jogada como aquela.

Dez minutos depois, uma enfiada de bola partida do círculo central acionou o argentino Diego Milito no ataque. E Milito demonstrou a frieza e a categoria que esperamos de um bom atacante, desviando de Viviano com sutileza para colocar 2a0 no placar.

O time do Bologna, apesar de largamente dominado, não se dava por entregue. Aos 33 minutos, o veterano atacante Marco Di Vaio, de 34 anos, mostrou fôlego de garoto ao escapar de Lúcio no domínio de bola, dar velocidade ao lance e chutar no canto direito. Mas lá estava Luca Castellazzi para realizar grande defesa e evitar o que seria mais um belo gol. Dois minutos depois, Di Vaio cobrou falta no canto direito e novamente Castellazzi interviu de forma providencial, conseguindo espalmar.

As equipes foram para o intervalo e voltaram dele com os mesmos jogadores. O início de segundo tempo manteve a tônica da primeira parte, com a Inter pressionando. Mas uma substituição de Alberto Malesani aos 4 minutos melhorou visivelmente a equipe do Bologna: na saída do congolês Gaby Mudingayi (que deixou o campo com expressão de irritação) para a entrada do uruguaio Henry Damián Giménez Báez, a equipe visitante abriu mão de um dos três volantes e ganhou grande poder de aproximação com o ataque, forçando a Inter a segurar um pouco mais os meio-campistas Cambiasso e Stankovic.

E o Bologna começaria a mostrar o efeito positivo da mexida do treinador rapidamente. Aos 6 minutos, o também uruguaio Gastón Ramírez esbanjou categoria ao chapelar a marcação no meio-campo e deu seqüência ao lance com uma enfiada de bola para o compatriota Giménez, que, acompanhado por Maicon, não conseguiu mais do que um chute para fora. Aos 9 minutos, Di Vaio cobrou falta pertinho do quadrante 11. Castellazzi pulou nela, mas dessa vez contou com a sorte, pois se ela fosse no gol, entraria.

O Bologna era melhor naquele momento e o desenrolar dos acontecimentos levavam a crer que a equipe estivesse cada vez mais perto de diminuir a desvantagem. Mas do outro lado havia a genialidade de Samuel Eto'o. Aos 17 minutos, o camaronês recebeu na esquerda, encarou a marcação do uruguaio Miguel Angel Britos (não perca as contas, são quatro dessa nacionalidade no time do Bologna), tocou a bola por entre as pernas do adversário para encontrar Diego Milito, recebeu de volta do argentino (que deu lindo passe de calcanhar) e, com um tapa na bola, levou a redonda ao canto esquerdo, tirando de Viviano e marcando o 3º da Inter. Golaço.

Quem acompanha a carreira de Eto'o sabe de algumas coisas a respeito da fera. Por exemplo: [1] muita velocidade nas arrancadas, [2] habilidade e agilidade para atormentar os defensores adversários, [3] boa visão de jogo. Mas que Eto'o cobrava faltas com maestria, eu pelo menos (ainda) não sabia. A partir dos 26 minutos do segundo tempo, passei a tomar conhecimento: com um chute que mais pareceu um afago na bola, Eto'o levou a redonda caprichosamente até o quadrante 6, marcando seu segundo gol no jogo e o quarto da Internazionale.

Com a vantagem de 4a0 imposta no placar, Leonardo convidou Eto'o a receber os aplausos da massa, substituindo-o aos 29 minutos pelo macedônio Goran Pandev. No minuto seguinte, Giménez deu chute cruzado e só não anotou o primeiro gol dos visitantes porque Castellazzi interviu brilhantemente ao alcançar a bola no canto direito e, com os dedos, mandá-la para escanteio. A cobrança veio e, após atravessar a área da Inter sem ser afastada por ninguém, Daniele Portanova furou a tentativa de remate e a redonda se apresentou à Giménez, que estufou a rede interista para marcar o gol de honra "rossoblu".

Entre os 39 e os 40 minutos, cada equipe teve mais uma chance de mexer no marcador. Primeiro, Pandev chutou para fora após bola recuperada no campo de ataque. Depois, Di Vaio emendou um lançamento vindo da esquerda e finalizou por cima da barra.

Leonardo, então, colocou o jovem lateral Davide Santon no lugar do argentino Javier Aldemar Zanetti. Javier Zanetti tem 37 anos de idade, mas a disposição e a forma física do capitão interista me permitem também chamá-lo de jovem. E o jovem Zanetti, com seus 723 jogos vestindo a camisa "nerazzurri", foi ovacionado pela platéia.

A mais nova missão de Leonardo em Milão começa muito bem, obrigado. São quatro vitórias em quatro jogos. E, a julgar pelo desempenho nessa partida de hoje, a Internazionale está firme e forte na corrida por novos títulos.

2 comentários:

  1. Eu acho que o Leonardo é o técnico ideal para a Inter. Eu, como torcedor desse time, adorei muito. A Inter está jogando muito bem. E aquele gol do Eto'o hein? Mágico!

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A Internazionale teve o desempenho coletivo que mais me impressionou nesse final-de-semana. E a performance de Samuel Eto'o foi incrível. Muito bacana ver esse belo início de trabalho por parte do Leonardo. Aliás, é da Inter e de Eto'o o tópico "Equipe E Jogada Da Semana": http://bit.ly/fKHDV7

    Abraços.

    ResponderExcluir