domingo, 16 de janeiro de 2011

Não Adianta Chorar O "Lecce" Derramado

Se no dia 29 de agosto, neste mesmo Campeonato Italiano, o Milan contou com um show de Ronaldinho Gaúcho para golear o Lecce por 4a0, quase cinco meses depois e com o jogador já negociado, a equipe de Massimiliano Allegri não conseguiu mais do que um empate por 1a1 com a 18ª colocada na tabela de classificação. A liderança segue sendo "rossonera", mas a proximidade de Lazio e Napoli (quatro pontos atrás) e principalmente a ascensão da Internazionale (que caso vença as partidas que tem em débito ficará a três pontos de distância) devem estar causando preocupação ao time.

O jogo

Sem apresentar muitas variações de jogadas, as finalizações do Milan na primeira etapa davam-se fundamentalmente em remates de fora da área: Gennaro Ivan Gattuso, Alexandre Pato e Thiago Silva foram alguns dos que tentaram, sempre chutando para fora. Bola na rede mesmo quem colocaria era o time da casa, mas segundo o árbitro Andrea De Marco, houve falta de Jedaias Capucho Neves (vulgo Jeda) quando este subiu para disputar a bola com Thiago Silva, invalidando a jogada aos 36 minutos.

Parece que esse lance de certa forma "acordou" o Milan. Aos 39 minutos, Zlatan Ibrahimovic iniciou jogada pela esquerda e por aquele flanco Clarence Seedorf cruzou caprichosamente encontrando Pato, que cabeceou à direita. Aos 42 minutos, Ibrahimovic recebeu, carregou a bola em câmera lenta, entrou na área, escapou da marcação do brasileiro Gustavo Schiavolim, chutou e foi travado por um carrinho do sérvio Nenad Tomovic.

A recompensa pelas duas boas chegadas que contaram com a participação do atacante sueco veio aos 3 minutos da etapa complementar, em lance onde as chances de gol pareciam remotas: de costas pro gol e acompanhado de perto pela marcação adversária, Ibrahimovic não precisou de mais do que alguns décimos de segundo para olhar em direção ao gol, detectar a posição adiantada de Antonio Rosati e encobrir o arqueiro com um categórico toque na bola. Golaço para colocar o Milan na frente no placar.

Na marca de 12 minutos, grande chance para o Lecce empatar a partida: o uruguaio Rubén Olivera, figura mais participativa nas ações ofensivas da equipe, chegou numa bola na grande área, manteve a redonda no ar e emendou um chute que só não foi parar na rede porque Marco Amelia realizou excepcional defesa.

Sem criar mais nada no jogo, o Milan passaria a contar com Antonio Cassano, que entrou em campo aos 26 minutos. Porém, quem pensou que Allegri abriria mão de algum de seus meio-campistas de marcação acabou surpreso com a saída de Pato (a mim em nada surpreendeu a escolha, que por sinal é reprovável).

Depois de ter colocado Guillermo Giacomazzi no lugar de Carlos Grossmüller e Daniele Corvia no lugar de Jeda, Luigi De Canio realizou sua última substituição a que tinha direito pondo Ignacio Piatti na vaga de Giuseppe Vives, aos 35 minutos. E veja o que aconteceu no minuto seguinte. David Di Michele chutou de fora da área, a bola desviou em Alessandro Nesta, acertou a trave esquerda de Amelia e saiu em escanteio. Na cobrança, Olivera chegou na bola acertando um bonito chute cruzado para colocar tudo igual no placar no estádio Comunale Via del Mare.

Sentindo o gosto de dois pontos escapando, o Milan se lançou ao ataque e criou oportunidades em tramas de jogada envolvendo Ignazio Abate e Clarence Seedorf (aos 39), e Cassano e Ibrahimovic (aos 40 minutos). Nos acréscimos, Mathieu Flamini deixou o campo para a entrada de Mario Yepes, no que seria uma tentativa derradeira de alcançar a vitória na jogada aérea. A falta cobrada por Cassano aos 48 minutos encontrou Ibrahimovic, que meio desequilibrado (estava adiantado em relação à trajetória da bola), acabou mandando para fora.

Tudo bem que eram muitos os desfalques da equipe visitante, mas a forma como Allegri escala o time e mesmo as escolhas de alterações no decorrer da partida levam-me a concluir que o material humano à disposição é sub-aproveitado pelo treinador. Ronaldinho já se mandou. Quem será o próximo?

Outros resultados

Sábado

Napoli (2º) 0a0 (11º) Fiorentina
Internazionale (6º) 4a1 (16º) Bologna

Domingo

Cagliari (9º) 3a1 (7º) Palermo
Juventus (5º) 2a1 (2º) Bari
Catania (15º) 1a1 (12º) Chievo
Brescia (19º) 2a0 (14º) Parma
Cesena (17º) 0a1 (4º) Roma
Lazio (3º) 1a0 (10º) Sampdoria
Genoa (13º) 2a4 (8º) Udinese

2 comentários:

  1. uhauhauhauh no primeiro parágrafo de "o jogo" você fala Thiago Neves em vez de Thiago Silva. Engraçado.

    Nossa, tem um Piatti também no Lecce, mesmo nome do cidadâo que participou da jogada do gol do Almería com o Real.

    Falando do Milan, realmente o Allegri se supera. Abusa do direito de mexer mal'sorte a dele que os concorrentes diretos pelo título abusam do direito de tropeçar.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo toque, fiz a correção. Devo ter colocado o "Neves" pegando carona no nome de Jedaias Capucho Neves e aí propus um parentesco entre os oponentes no lance do gol invalidado.

    Abraços.

    ResponderExcluir