sábado, 1 de janeiro de 2011

Leonardo E Sua Mais Nova Missão Em Milão

O modesto 7º lugar na Série A levou a Internazionale de Rafael Benítez ao Mundial de Clubes 2010 sob pressão. O título veio, o ego do treinador espanhol inflou e vieram declarações (que as entendo mais como uma espécie de desabafo do que qualquer outra coisa) contra o presidente Massimo Moratti, que, segundo Rafa Benítez, não teria cumprido a promessa de "fazer três ou quatro contratações". Campeã da Tríplice Coroa com José Mourinho e do mundo com Benítez, os interistas ficaram sem treinador após a demissão do antigo comandante do Liverpool. Então, em 29 de dezembro, o brasileiro Leonardo foi anunciado oficialmente como novo treinador da equipe de Milão. Seria tudo muito simples não fosse um "detalhe": Leonardo Nascimento de Araújo, de 41 anos de idade, viveu 13 anos de sua carreira futebolística dentro do maior rival dos "nerazzurri", o Milan.

Tal situação acaba dividindo opiniões. Conheço Leonardo pessoalmente, não cheguei a conversar muito longamente com ele, e o contato basicamente se limitou a um gentil autógrafo para esse que vos blogueia. Figura que me pareceu bastante simpática, vale frisar. Mas não tiro conclusões sobre a personalidade de Leonardo baseado nesse contato-relâmpago. O que acho é que devemos ponderar duas questões especificamente, que aponto a seguir.

[1] Leonardo tem uma história dentro do Milan e isso é fato;
[2] A relação de Leonardo com a cúpula "rossonera" sempre foi positiva, de respeito mútuo, mas a demissão do brasileiro foi bastante conturbada, gerando um clima pesado entre Léo e Silvio Berlusconi.

Aí surge o espaço para debatermos a esse respeito.

Para o holandês Marco van Basten, um dos maiores ídolos dessa instituição de 111 anos chamada Associazione Calcio Milan, o que Leonardo fez ao assumir a Internazionale chama-se "traição". Considero um termo forte, mas não me posiciono a esse respeito devido a uma declaração do próprio Leonardo, que recusou-se a assumir o comando técnico da Roma (Claudio Ranieri estava sob pressão e especuláva-se o nome do brasileiro para substituir o italiano na equipe da capital) afirmando:
- Nesse momento não assumirei qualquer equipe na Itália. É muito forte o amor pelo meu ex-time, faz pouco tempo que saí de lá. No futuro poderei voltar, agora não. Seria como se eu traísse a minha história, o meu passado no Milan. Ainda sou ligado ao clube - disse ele, em outubro, a um programa de TV italiano.
Quem diria que, após soltar essas palavras, Leonardo aceitaria, dois meses depois, assumir a Internazionale, arquirrival do Milan?

Gennaro Ivan Gattuso, meio-campista que veste a camisa do Milan desde 1999, insinuou que Leonardo tenha sido mercenário ao aceitar a proposta de Massimo Moratti:
- Ele até fez um bom trabalho na temporada passada, mas sempre dizia que o trabalho de técnico não era para ele. Evidentemente, o Deus do dinheiro pode produzir milagres. Espero que ele não ganhe nada na Inter - disparou Gattuso a um jornal italiano.
Alguns acham que a ida de Leonardo para a Inter foi uma resposta ao tratamento recebido de Berlusconi na ocasião de sua demissão, que teria magoado o brasileiro. Difícil garantir. O fato é que Léo foi muito bem recebido na sua apresentação no centro de treinamento Appiano Gentile, que contou com presença maciça de torcedores interistas. Na coletiva, Leonardo deu uma declaração interessante:
"Sou um romântico. Eu não estava procurando um emprego: estava à procura de um sonho. E este é o maior desafio que terei".
E o respaldo de Léo parece ir além das arquibancadas. Nas palavras do português José Mourinho, vitorioso na Internazionale e hoje no Real Madrid,
"Na última temporada Léo provou que é um técnico com um potencial real. É um grande profissional e não pode ser definido como um milanista. Ele dedicou muitos anos da sua vida para o Milan e agora vai fazer o mesmo para a Inter, com a mesma paixão".
Dentro do elenco também já pintaram elogios ao brasileiro, como pode ser visto através de um comentário do defensor Javier Zanetti:
- Há um grande entusiasmo. Leo chegou e sei que é uma pessoa muito capaz e, sobretudo, muito inteligente. Devemos ser um grupo unido e dar-lhe uma ajuda. Será um grande desafio para ele e para nós, mas esperamos iniciar 2011 da melhor maneira - disse o argentino, capitão da equipe.
A carreira de Leonardo como jogador é bastante conhecida e culminou com o título mundial em 1994, na seleção de Carlos Alberto Parreira. Como treinador, uma única temporada: a 2009-10, com o Milan, quando conseguiu levar a equipe ao 3º lugar na Série A mesmo contando com um time que, embora tivesse negociado seu principal jogador (Kaká, que foi para o Real Madrid por 89 milhões de euros), não contratou ninguém para suprir o espaço do brasileiro. Aliás, cabe lembrar que a chegada de Kaká ao Milan, vindo do São Paulo, teve o dedo de Leonardo (então dirigente "rossonero"), numa negociação muito vantajosa para os milanistas, que traziam o atleta por 8,5 milhões de euros.

Ao assinar com a Internazionale de Milão, Leonardo tornou-se o 3º treinador da história do futebol mundial a dirigir tanto o Milan quanto a Inter (os outros foram Giovanni Trapattoni e Alberto Zacheroni). A estréia está agendada: será no dia 6 de janeiro, em San Siro, diante do Napoli. O que será desse jogo e do trabalho de Leonardo na Internazionale, só Deus sabe. O que eu sei é que não é tarefa simples agradar "gregos e troianos". De toda forma, boa sorte ao Leonardo, primeiro treinador brasileiro a dirigir dois grandes clubes do futebol europeu.


Leonardo em três momentos no AC Milan. Acima, comemorando gol como jogador e sorrindo na companhia do treinador Carlo Ancelotti (Leo era dirigente). Abaixo, o treinador vibra com os compatriotas Thiago Silva e Ronaldinho Gaúcho.

5 comentários:

  1. Grande desafio para Leonardo, ainda mais na Internazionale, que foi sua grande rival por muito tempo.

    Está afim de parceria?

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nas palavras do próprio Leonardo: "o maior desafio que terei".

    Podemos analisar isso, sim! Qual a idéia?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!

    Como nossos dois amigos acima destacaram, realmente será um grande desafio para Leonardo.

    Que ele é simpático, realmente é. Sorte para a Inter se ele também for assim com os jogadores, e não só com os torcedores.

    Se ele tiver um pouquinho de "brilho" pra comandar esse timaço, vai ir muito bem, pois o que falta a esse time é um grande treinador, pois o elenco é uma maravilha.

    Aceita parceria?

    Abraço!

    E-MAIL: kaique.pedaes@r7.com
    MSN: pedaess@gmail.com
    LINK: net-esportes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Kaique.

    Acho que o título mundial e a troca de treinador podem ser as motivações que faltavam à Inter na tentativa de quem sabe arrancar ao Scudetto. Leonardo tem condições de levar esse forte grupo a novas conquistas.

    Podemos conversar sobre uma parceria, acho legal esse blógui que você administra. Qual seria a idéia?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá Soham

    Primeiramente gostaria de agradecer a visita ao DE OLHO NO LANCE, fico feliz que tenha gostado.

    Parabéns pelo ótimo trabalho por aqui, ótimo texto.

    Grande abraço !

    http://deolhono-lance.blogspot.com/

    ResponderExcluir