sábado, 8 de janeiro de 2011

Jogando E Nadando, Internacional Goleia Na Copa SP

Não é profissional, mas também é futebol. Sendo futebol, cá está o Jogada De Efeito para falar da Copa São Paulo de Juniores. Em sua 42ª edição nesse ano de 2011, o torneio sub-18 reúne o contingente de 92 clubes distribuídos por 23 grupos, preenchendo quase que a totalidade do alfabeto em língua portuguesa. E, pelo grupo Q, jogaram hoje em Piracicaba o Sete de Setembro e o Internacional, equipes que estrearam na competição empatando seus jogos (enquanto a equipe do Mato Grosso do Sul ficou no 0a0 com o XV de Piracicaba, o Colorado igualou o placar em 2a2 diante do Primeira Camisa, outro representante de São Paulo).

Assisti apenas ao primeiro tempo da partida e fiquei surpreso com a informação de que o jogo terminou 4a0 para o Internacional. De certa forma, o Inter foi visivelmente superior na etapa inicial, mas o fato de o 0a0 ter persistido até o intervalo parecia minimizar as chances de uma goleada colorada.

O jogo

Paulo Nogueira Pinto Júnior é o nome do árbitro escalado para a partida em Piracicaba. Nome apropriado ao evento, um Júnior apitando jogo de Juniores. Trocadilhos à parte, o que estava longe de ser apropriado à prática futebolística era o campo de jogo, uma vez que o gramado estava bastante degradado pela chuva e apresentava diversos trechos com poças, dificultando o toque de bola de ambas as equipes.

Com muito pouco sendo criado, a primeira finalização do jogo aconteceu aos 7 minutos, quando o Internacional descolou um cabeceio após cobrança de escanteio, mas a bola passou por cima do travessão. Aos 30 minutos, Fred foi com agilidade até a linha-de-fundo e, entre escapadas de adversários e poças, cruzou rasteiro para trás, mas a defesa do Sete de Setembro conseguiu desviar o remate que tinha o endereço do gol.

Finalmente se sobressaindo no jogo e atuando basicamente no campo de ataque, começaram a aparecer oportunidades de gol mais claras, sempre em favor do Internacional. Com intervenções aos 35, aos 37, aos 42 e aos 44 minutos, o goleiro Wellington acabou se tornando o principal responsável pela manutenção do 0a0 no placar. A penúltima defesa foi particularmente brilhante, com o arqueiro defendendo cabeceio de Ânderson após cruzamento certeiro de Tinga, em lance que parecia gol certo.

Foi necessário o blogueiro desligar o televisor (havia indícios de curto-circuito, a chave-geral foi desligada, mas no final das contas tava tudo tranqüilo com a tomada que alimenta o computador) para que os gols saíssem. E eles saíram aos montes. Aos 2 minutos, Tinga optou por cruzar por baixo (ou então tentou outra coisa e acabou dando sorte), a bola chegou em Marquinhos e o camisa 10 não desperdiçou, escorando pro fundo da rede e abrindo o placar. Aos 10 minutos, uma cobrança de escanteio pelo lado direito viajou até a esquerda, Wellington vacilou, e o zagueiro Leonardo aproveitou para cabecear e ampliar a vantagem.

Se era cruzando que o negócio parecia funcionar, aos 22 minutos lá foi o ligeiro Fred para a linha-de-fundo pelo lado esquerdo. A bola atravessou a pequena área sem ser interceptada nem pelo goleiro nem pelos três defensores que acompanhavam o lance e chegou em Dudu. O jogador alvirrubro errou na tentativa de escorar para dentro, mas teve a felicidade de ter uma segunda chance e aí sim marcar o 3º gol do Internacional. Com 36 minutos, Rodolfo estava em posição que até sugeriria um novo cruzamento, mas ele preferiu chutar dali mesmo e acabou acertando um chute no canto esquerdo, que ainda tocou na trave antes de tomar o rumo da rede. 4a0 Inter, pra fechar a conta.

Com 4 pontos ganhos e na liderança da chave, o clube gaúcho está próximo da classificação. Enquanto isso, o Sete de Setembro amarga a lanterna no grupo e só avançará se houver uma intervenção caprichada por parte dos deuses do futebol. Curiosamente, a presença do Clube Recreativo Sete de Setembro na competição é outro ítem que parece apropriado: a equipe fundada em sete de setembro de 1994 tem menos tempo de existência (16 anos desde a data de fundação) do que os jovens atletas têm de vida. Um time, de fato, Júnior.

9 comentários:

  1. Acho incrível como você consegue escrever de tantas coisas deste mundo de futebol,sem deixar a desejar em nenhum post!

    parabéns cara!

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Gustavo! Agradeço de coração pelas palavras. É nesse tipo de comentário que está aquela motivação a mais para continuar tocando esse blógui pra frente.

    Abraços e continue acessando sempre que quiser!

    ResponderExcluir
  3. olá amigo apenas retribuindo a visita , muito bom seu blog , e quando quiser aparecer por lá fique a vontade , apenas uma pergunta é torcdedor do inter ? um forte abraço
    zirlei

    ResponderExcluir
  4. O Inter nadou literalmente. O 7 de Setembro também... mas bem provavelmente pra fora da competição!

    Abraço!

    www.net-esportes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Zirlei. Respondendo sua pergunta, não sou torcedor do Inter, mas simpatizo com a instituição.

    É, Kaique... enquanto um conseguiu nadar, o outro acabou se afogando. Que gramado horroroso aquele!

    Abraços e sejam sempre bem-vindos.

    ResponderExcluir
  6. Bom Soham, não tem problema! Pode ser por trocas de links mesmo, mais fácil, pode ser? Mas, se achar uma outra maneira que seja melhor...

    Sobre a Copinha, o Inter tem uma base muito forte, como a de outros clubes também. O rola muito na Copa SP também são os olheiros...nunca vi tantos juntos assim! Os meninos nem chegaram no profissional e já tem gente para levá-los para grandes clubes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Tranqüilo então, vou separar um espaço específico para isso e inaugurar no dia do aniversário de 1 ano do blógui - com o Bola Na Rede presente. (;

    Esses olheiros que agem como exportadores de atletas jovens acabam nos privando de ver esses garotos atuarem em clubes brasileiros. Quando nos damos conta, eles já tão lá fora.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. A Copinha está muito boa tem muitos talentos não só nos times grandes como nos pequenos também.O gramado estava horrível,mas o inter soube matar o jogo.

    abraços!

    Confira:Souza,a nova contratação do Flu
    http://brasilmanchete.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Realmente o Sete de Setembro jogou muito mal. Eu fiz final do Sub 18 aqui contra o poderoso Cene e sua forte categoria de base e o time venceu os dois jogos por 3x0 mas levou um baile do Inter.Caro amigo estamos tentando fazer nosso futebol do MS voltar a ser forte e para isso contamos com a colaboração de todos. Eu lhe agradeço pela informação do jogo pois não pude assitir e levar ao torcedor sul matogrossense a história do jogo, abraço!!

    ResponderExcluir