sábado, 18 de dezembro de 2010

Roma Volta A Aprontar Em San Siro: 1a0

Pela 17ª rodada no Campeonato Italiano (a última nesse ano de 2010, já que a 18ª está agendada para o dia 6 de janeiro de 2011), a Roma foi ao San Siro e venceu o líder Milan por 1a0, gol do ex-rossonero Marco Borriello (nos últimos quatro confrontos entre esses dois clubes no estádio San Siro, foram 3 vitórias visitantes). A partida foi fraca em emoções e, dada a flagrante falta de poder de criação do time da casa, fica difícil entender o motivo de Massimiliano Allegri colocar Ronaldinho Gaúcho em campo apenas aos 40 minutos da etapa complementar. Pelo lado dos comandados de Claudio Ranieri, Adriano "Imperador" atuou como titular e, quando substituído, abraçou o treinador em gesto que deve esfriar as especulações em torno da saída do atacante na janela de janeiro.

Com 36 pontos ganhos, o Milan não pode ser alcançado por ninguém nessa rodada, mas há grandes possibilidades de termos um vice-líder a 3 pontos de distância: a Juventus (que enfrenta o Chievo em Verona), a Lazio (que joga na capital com a Udinese) e o Napoli (que recebe o Lecce no San Paolo) aparecem com 30 pontos e entram em campo nesse domingo. A Roma, agora 5ª colocada com 29, somente pode ser alcançada de imediato pelo Palermo, que aparece com 26 somados.

O jogo

O Milan começou a partida pressionando, como de hábito nesse Campeonato Italiano. Acontece que no meio-campo formado por Gennaro Ivan Gattuso, Andrea Pirlo, Massimo Ambrosini e Kevin-Prince Boateng as jogadas não eram capazes de envolver o sistema defensivo romano. Uma boa chegada aconteceu em lance individual de Robinho, que aos 4 minutos recebeu pela esquerda, encarou a marcação de Philippe Mexès, pedalou diante do francês, deixou o zagueiro no chão com uma finta e chutou à esquerda da meta.

Com 9 minutos, Luca Antonini recebeu livre pelo lado esquerdo, cruzou na área e Juan cabeceou pela linha-de-fundo evitando que a bola fosse até Zlatan Ibrahimovic. Dois minutos depois, Boateng recebeu fora da área e deu bonito chute, de primeira, com o peito do pé, em finalização que resultou na primeira defesa de Doni na partida, caindo para segurar no canto esquerdo.

Aos 21 minutos, Pirlo deixou o campo machucado e deu lugar a Clarence Seedorf. Com 28 minutos, Boateng deu uma de Robinho, só que pelo lado direito: o ganês pedalou diante de John Arne Riise e bateu firme uma bola que passou por Doni mas foi cortada pela defesa romana. A Roma responderia no mesmo minuto através de Jérémy Menez, que da meia-lua chutou por cima do travessão. Quatro minutos mais tarde, o próprio Menez foi acionado mais uma vez, invadiu a área em diagonal e com velocidade mas estava desequilibrado no momento da finalização e o remate saiu à esquerda. A chance mais clara, porém, seria milanesa: aos 34 minutos, Ibrahimovic foi lançado em posição legal (Juan dava condição), entrou na área em liberdade mas acabou errando a passada e não conseguiu encobrir o goleiro Doni.

O final da primeira etapa e o início da segunda foram frios como a temperatura em Milão, e praticamente nada de ofensivo acontecia no jogo. Seedorf tentava algo de diferente em chutes de longa distância: aos dez minutos da etapa complementar, o remate do holandês saiu à direita sem oferecer perigo; já aos 22 minutos, a bomba cruzada passou perto do ângulo esquerdo de Doni, que nem foi na bola. No minuto seguinte, a Roma abriria o placar: Menez cruzou rasteiro da direta, Ignazio Abate foi dividir com Marco Borriello e acabou chutando no corpo do atacante, que teve a sorte de ver a bola ir pra rede. Deve ter sido um gol com sabor especial para Borriello, pois o jogador chegou a integrar o elenco do Milan no início da temporada mas foi negociado na época do acerto com Robinho.

Com 25 minutos, Seedorf lançou Ibrahimovic, o sueco dominou no peito e chutou por cima da barra. Aos 31 minutos, Daniele De Rossi pegou sobra de bola com um belo chute, que teve trajetória descendente e colocou Christian Abbiati para trabalhar, com o goleiro dando tapa para escanteio e evitando o que seria um golaço. Dois minutos depois, o Milan responderia também de fora da área, mas Boateng mandou à esquerda.

Não parecia que estávamos vendo um líder de campeonato atuando em casa. O mais revoltante é pensar que Massimiliano Allegri tinha um cenário pouco promissor dentro de campo e um elemento potencialmente transformador sentado no banco de suplentes, mas Ronaldinho Gaúcho só foi a campo aos 40 minutos, entrando no lugar de Boateng. 5 minutos antes, Claudio Ranieri trocara Menez por Rodrigo Ferrante Taddei.

Um minuto após pisar no gramado, olha só quem quase marcava o gol de empate... Ibrahimovic foi lançado pela direita, escorou de cabeça para trás, Gattuso tentou um chute que acabou virando um passe "tijolada": Ronaldinho Gaúcho, de costas pro gol, levantou a bola e deu uma puxada que passou perto do travessão.

Para puxar aplausos da torcida visitante presente no San Siro, para deixar o cronômetro avançar e para fechar o time na busca pela manutenção do resultado, Ranieri preparou duas mexidas. A primeira aconteceu aos 42 minutos, quando Adriano, sorridente, deu lugar ao defensor Aleandro Rosi. A segunda veio aos 44 minutos (ou 89 no agregado), entrando o camisa 89 Stefano Okaka Chuka na vaga de Borriello.

Com 45 minutos, Ibrahimovic fez questão de estufar a rede de Doni em lance já parado sob marcação de impedimento - cartão amarelo no sueco. E, na última investida, Ronaldinho caiu na área após toque de De Rossi, em lance onde nada foi assinalado. Sorte do futebol, pois por mais que ambos os times não tenham apresentado um futebol merecedor da vitória, Allegri não era digno sequer do empate.

Outro resultado

Cesena 1a0 Cagliari

A rodada conta ainda com sete partidas nesse domingo: Lazio e Udinese, Bari e Palermo, Chievo e Juventus, Catania e Brescia, Parma e Bologna, Napoli e Lecce, e Sampdoria e Genoa. O jogo entre Fiorentina e Internazionale foi adiado devido à presença da equipe interista em Abu Dhabi, onde, nesse sábado, faturou a Copa do Mundo de Clubes 2010 com uma vitória por 3a0 sobre o Tout Puissant Mazembe.

Um comentário:

  1. Com esse futebol apresnetado pelo milan e essa insistência em colocar ronaldinho no banco de suplentes, allegri mesmo vão ficar os torcedores do Tottenahham.

    ResponderExcluir