domingo, 5 de dezembro de 2010

Pra Uma Geração Desabafar: Fluminense É Campeão Na Série A

Foi mais dramático do que imaginavam os mais de 40.000 tricolores que marcaram presença no estádio Olímpico João Havelange. A atuação coletiva da equipe, longe de ser convicente. Mas o solitário gol de Emerson, aos 16 minutos da etapa complementar, garantiu ao Fluminense o título da Série A 2010. Estamos na oitava edição dos pontos corridos e, pela quarta vez, o troféu passará pelas mão de um mesmo sujeito: o treinador Muricy Ramalho. Longe de montar um time que primasse por um futebol vistoso, Muricy conseguiu mais uma vez fazer de um forte elenco uma equipe competitiva e difícil de ser batida. 26 anos depois, lá vai o caneco de campeão brasileiro para as Laranjeiras. E, também 26 anos depois, o título brasileiro vai por duas vezes seguidas para clubes do Rio de Janeiro (em ambas envolvendo a dupla Fla-Flu).

O jogo

Se havia alguma suspeita de que rolassem incentivos financeiros (a tão comentada "mala branca") ao rebaixado Guarani, propondo que a equipe campineira buscasse ao menos um empate e deixasse em aberto a disputa com Corinthians e Cruzeiro, o grande empenho dos comandados de Vágner Mancini alimentaram as especulações. Um Bugre determinado e aplicado taticamente dificultou demais os planos tricolores. Mas, com três zagueiros, três volantes e três laterais escalados, ficou perceptível que o plano de jogo da equipe visitante era o de não levar gol. Tudo funcionou direitinho até os 15 minutos da etapa complementar: o Fluminense criava pouco, tinha baixo poder de penetração na defesa alviverde e a torcida já dava sinais de nervosismo nas arquibancadas. Porém, saiu o gol do título aos 16 minutos: Carlinhos fez jogada individual pelo lado esquerdo de ataque, levantou na área, Washington deu leve desvio com um cabeceio e Emerson conseguiu finalizar rasteiro, entre as pernas do goleiro oponente, que lhe é xará.
Fred e Conca se juntam a Emerson para comemorar o gol da vitória no Engenhão: alívio para os tricolores.

A substituição, aos 21 minutos do segundo tempo, que consistiu na saída do atacante Fred para a entrada do volante Fernando Bob aliada aos berros de "fura a bola" partindo do treinador, aos 32 minutos do segundo tempo, mostravam que o plano de jogo de Muricy Ramalho estava em não permitir que o jogo fluisse. Mas, com 26 anos sem faturar essa competição, a escassez de fluidez era o que menos importava para a torcida tricolor naquele momento: com o apito final de Carlos Eugênio Simon, encerrou-se oficialmente a carreira do árbitro gaúcho e também o jejum do Fluminense, o mais novo (bi)campeão da Série A brasileira. Curiosamente, a conquista ocorreu no estádio que carrega o mesmo nome da competição que trouxe o Tricolor das Laranjeiras de volta à Primeira Divisão: João Havelange.

Outros resultados

Quinta-feira
Grêmio Prudente (20º) 0a3 Internacional (7º)

Domingo
São Paulo (9º) 4a0 Atlético/MG (13º)
Santos (8º) 0a0 Flamengo (14º)
Vasco (11º) 2a0 Ceará (12º)
Cruzeiro (2º) 2a1 Palmeiras (10º)
Grêmio (4º) 3a0 Botafogo (6º)
Goiás (19º) 1a1 Corinthians (3º)
Vitória (17º) 0a0 Atlético/GO (16º)
Atlético/PR (5º) 1a0 Avaí (15º)

3 comentários:

  1. Buenas!

    Fusão jogou menos que de costume neste jogo. Nem parecia querer ser campeão. Só no Segundo tempo resolveu mostrar alguma coisa.

    Mas foi o justo campeão. Confesso que torci muito pro "Coração valente" fazer o gol do título.

    Legal o blog....

    ResponderExcluir
  2. Um gol de Washington seria incrível mesmo. Mas o camisa 99 teve participação ativa no lance do gol, que acabou saindo numa das poucas chegadas do time na segunda etapa.

    Valeu, continue acessando e comentando sempre que quiser!

    ResponderExcluir
  3. O Washinghton merecia fazer um gol,depois de tudo que já passou é realmente um guerreiro.

    abraços!

    fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com

    ResponderExcluir