segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Equipe E Jogada Da Semana

Pela primeira vez na história do Jogada De Efeito, a equipe da semana não está sediada no continente europeu e tampouco no americano. O Tout Puissant Mazembe Englebert, da República Democrática do Congo, conseguiu um grande feito para a história do futebol africano.

Tudo começou na sexta-feira, dia 10 de dezembro de 2010, quando a equipe comandada pelo senegalês Lamine N'Diaye venceu o Pachuca, do México, por 1a0 (gol de Hughes Bedi Mbenza), no estádio Mohammed Bin Zayed. Mas o resultado mais expressivo da competição ainda estava por acontecer em Abu Dhabi: na terça-feira, dia 14, o TP Mazembe venceu o favorito Internacional por 2a0 (gols de Patou Kabangu e Alain Kaluyituka Dioko) e garantiu uma inédita presença africana na final do Mundial de Clubes da FIFA.

Na final, a equipe congolesa não resistiu à força da Internazionale e terminou com o vice-campeonato após a derrota por 3a0. De toda forma, a campanha africana no Mundial é marcante para o futebol internacional. Parabéns, Mazembe!

Jogada da semana

O Napoli parece ter se tornado um time especialista em ganhar partidas nos instantes finais. Nos últimos quatro jogos (todos eles com vitórias napolitanas pelo placar de 1a0), isso aconteceu nada menos do que três vezes. Foi assim com o Palermo (gol de Christian Maggio), com o Steaua Bucareste (gol do uruguaio Edinson Cavani, garantindo a classificação na Liga Europa aos 47 minutos do segundo tempo) e também com o Lecce, que, com novo gol de Edinson Cavani aos 47 minutos da etapa complementar, o Napoli alcançou a vice-liderança na Série A italiana. Para elevar ainda mais a explosão de alegria no estádio San Paolo (palco comum dos três jogos citados), o gol marcado por Cavani nesse domingo foi de extrema beleza.

No vídeo abaixo, perceba dois fatos - além do golaço - que também chamam muita atenção: [1] a empolgação do comentarista e [2] um lance anterior, onde a defesa napolitana evitou o que parecia um gol certo do adversário. As partidas do Napoli, embora (ainda) não tenham sido transformadas em filme, se apresentam como uma ótima opção para quem gosta de um drama com final feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário