domingo, 12 de dezembro de 2010

Em Roma, Gol Irregular Garante Vitória Sobre Lanterna

Mesmo atuando no estádio Olímpico e diante do lanterna da competição, a equipe da Roma não conseguiu ter uma boa atuação e venceu o Bari graças a uma arbitragem um tanto caseira por parte de Andrea Romeo: pênalti generoso para o time local, gol irregular validado e marcações duvidosas que beneficiavam a equipe da capital fizeram parte do repertório do juíz, que acabou sendo a figura que mais influenciou no resultado do jogo. Quanto aos jogadores, destaque para o francês Jérémy Menez, que protagonizou diversos lances interessantes e foi o elemento mais lúcido dentro das quatro linhas, conciliando habilidade com velocidade sem perder a objetividade.

A cobertura completa dessa partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Italiano foi transmitida em tempo real pelo "Twitter" @jogadadefeito.

O jogo

Com o "Imperador" Adriano sequer sendo relacionado para o banco de suplentes, os comandados de Claudio Ranieri foram pro jogo com dois brasileiros titulares (Juan e Fábio Simplício) e outros três nas condições de reservas (Doni, Cicinho e Taddei). Mas o estrangeiro que logo mostraria ser o diferencial na equipe da casa é de origem francesa: Jérémy Menez, de 23 anos, buscava o jogo e comandava o setor de meio-campo do time romano. Aos 18 minutos, o camisa 94 fez jogada pela direita, alçou a bola na área e o árbitro Andrea Romeo mostrou-se bastante gentil à causa do time da casa na busca pela vitória ao marcar pênalti em lance que Marco Borriello e Michele Rinaldi se atracaram na grande área, sobrando inclusive cartão amarelo para o atleta do Bari. Fazendo valer o ditado "pênalti que não é, não entra", Francesco Totti foi pra cobrança, mandou no canto esquerdo e viu o goleiro belga Jean Gillet realizar a defesa.

Com 26 minutos, o Bari armou um contra-ataque que em 3 toques colocaria o argentino Emanuel Rivas na cara de Bogdan Lobont, mas o impedimento foi corretamente assinalado. Aos 28 minutos, Andrea Raggi pôs o corpo na frente de Totti e foi marcada uma falta, com direito a cartão amarelo para o defensor. O próprio Totti foi pra cobrança levantando a bola pra área, a redonda passou por Raggi e chegou até Juan: em posição de impedimento, o jogador se antecipou ao goleiro Gillet e escorou pro fundo do gol, abrindo o placar em lance que, do início ao fim, foi irregular.

Poucas jogadas eram criadas de ambas as partes e a melhor chance de o placar voltar a ser mexido ainda no primeiro tempo aconteceu aos 47 minutos: Menez fez jogada individual escapando de dois adversários e chutou perto da trave esquerda de Gillet.

Na volta para o segundo tempo, a única alteração aconteceu no gol da equipe local: contundido em lance de choque com Juan, o romeno Lobont deu lugar ao brasileiro Doni. Os demais 21 jogadores eram os mesmos (o árbitro também).

A Roma começou emplacando um ritmo mais acelerado e levou perigo por duas vezes nos primeiros seis minutos: em duas jogadas de Menez pelo lado direito, o goleiro Gillet trabalhou bem em ambas - na primeira desviando um cruzamento e na segunda evitando que a bola chutada pelo francês entrasse. Mas a maior chance aconteceria aos 12 minutos. E por duas vezes. Primeiro, Francesco Totti avançou em contra-ataque pelo centro, tocou na esquerda para Borriello, o atacante fintou a marcação e chutou no contrapé de Gillet, que conseguiu fazer grande defesa com os pés. Na cobrança de escanteio originada nesse lance, Marco Cassetti cabeceou carimbando a bola na trave esquerda.

Desse lance em diante, ficou evidente por que o Bari figura como lanterna na competição: a equipe comandada por Giampiero Ventura, embora relativamente bem organizada e distribuída pelo gramado, tinha sérias dificuldades em criar situações onde a bola chegasse redonda aos atacantes. A Roma também demonstrava limitações, mas tinha em Menez uma baita válvula de escape, que levava o time da casa a levar perigo rotineiramente ao gol defendido por Gillet. Tanto aos 19 quanto aos 31 minutos, a Roma só não chegou ao segundo gol pois o arqueiro belga impediu que o bom jogador francês balançasse a rede em chutes cruzados. Aos 38 minutos, Menez chamou Raggi para dançar e acabou tomando uma botinada - se no primeiro tempo o defensor do Bari recebeu um cartão amarelo gratuitamente, dessa vez escapou de ser expulso do gramado.

Com 43 minutos, Menez saiu de campo para a entrada de Taddei, em substituição cujo som de fundo era o dos aplausos dos torcedores romanos. No minuto seguinte, o Bari conseguiu escapada pelo flanco direito - setor preferido das investidas da equipe visitante - e, não fosse um bloqueio de Cassetti, poderia ter saído o gol de empate. Romeo prometeu quatro minutos de acréscimos, tempo no qual a Roma ainda tomou um susto em lance de bola parada, mas Doni realizou a defesa no chute rasteiro de Rinaldi. Aos 49 minutos, o apito final decretou a vitória do "Giallorossi" com aquele gol solitário e irregular de Juan.

Com o resultado, a Roma vai à 6ª colocação na tabela de classificação, a dez pontos do líder Milan, que será seu próximo adversário, no estádio San Siro. Na sua cola está a Internazionale, que tem 3 pontos a menos e uma partida adiada (não enfrentou o Cesena pois está nos Emirados Árabes Unidos para a disputa do Mundial de Clubes 2010). Já o Bari segue na última posição e, mesmo em caso de vitória sobre o Palermo, dentro de casa, seguirá integrando a zona de descenso: a distância da equipe para o 17º colocado Brescia é de 5 pontos.

Outros resultados


Sábado

Palermo (5º) 3a1 (16º) Parma
Udinese (9º) 2a1 (13º) Fiorentina
Geona (10º) 0a1 (2º) Napoli

Domingo

Bologna (14º) 0a3 (1º) Milan
Brescia (17º) 1a0 (8º) Sampdoria
Cagliari (11º) 3a0 (15º) Catania
Lecce (16º) 3a2 (12º) Chievo

Ainda hoje, Juventus e Lazio se enfrentam em Turim em duelo que vale a vice-liderança no torneio: a Vecchia Signora é a atual quarta colocada, com 27 pontos ganhos, enquanto a "Biancocelesti" aparece em 3º lugar, com os mesmos 30 pontos do Napoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário