sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Zlatan Ibrahimovic: O Que Mais Pode Aprontar?

Nesse tópico, não pretendo entrar no mérito da qualidade técnica de Zlatan Ibrahimovic. Até porque, isso já foi feito aqui no Jogada De Efeito alguns meses atrás, quando o atacante sueco vestia a camisa do Barcelona (veja a postagem).

O que está em discussão, nesse momento, é outro aspecto de Ibrahimovic que me chama atenção: o psicológico. Para tal, saímos um pouco do "jogador" e entramos um pouco no "sujeito" nascido em Malmö, em 3 de outubro de 1981.

Zlatan Ibrahimovic é filho de pai bósnio muçulmano (o encadernador Sefik Ibrahimovic) e mãe croata católica (a faxineira Jurka Gravic). Segundo informações da enciclopédia virtual Wikipédia, os pais de Ibra se conheceram num bairro humilde da cidade de Malmö - chamado Rosengard -, repleto de colônias de imigrantes e local onde Zlatan passou a infância.

Começou a carreira no BK Flaag, time do bairro, onde permaneceu dos 10 anos de idade até os 13, quando assinaria com um clube expressivo no futebol sueco - o Malmö. Após uma rápida passagem pelo Balkan, Zlatan retornou ao Malmö visando concluir seus estudos. Chegou à equipe principal com 18 anos de idade, firmou-se rapidamente e se destacou na equipe na temporada 1999-2000.

Arsène Wenger, um dos maiores técnicos do futebol mundial - o maior, na opinião deste blogueiro - viu em Zlatan Ibrahimovic um jovem promissor e solicitou sua contratação aos dirigentes do Arsenal. Porém, o pedido foi desdenhado e o jogador rumou para o Ajax. A partir daí, a história é bastante conhecida...

Entre várias jogadas de efeito, gols, artilharia em torneios, fama e dinheiro, Zlatan vivenciou alguns episódios adversos. Na primeira passagem pelo Malmö, chegou a pensar em abandonar o futebol depois de diversas divergências com treinadores.

Saiu do Barcelona na última inter-temporada sem justificar a caríssima contratação ao clube catalão, sendo emprestado ao Milan (sua 3ª equipe no futebol italiano, onde já atuou por Juventus e Internazionale, de onde forçou sua saída sob o argumento de 'querer ser campeão da UEFA Champions League'). Em vez de "ficar na sua", criticou abertamente o técnico Josep Guardiola (seu comandante durante os 29 jogos em que atuou pelo Barça, onde marcou 16 gols).

Dois meses atrás, Ibra protagonizou uma cena bizarra. Faixa preta no Taekwondo, o sueco simplesmente deu, repentinamente, um chute na altura do ombro de Rodney Strasser, companheiro de Milan, durante treinamento. Detalhe: não havia bola rolando, apenas uma roda onde os jogadores conversavam. Curiosa e inexplicavelmente, quando Stresser, jogador de 20 anos e nascido em Serra Leoa, virou-se para Ibrahimovic no sentido de "mas o que é que está acontecendo aqui?", Zlatan simplesmente seguiu andando, sem dar qualquer satisfação ao jovem por ele agredido.

Hoje, ele e o zagueiro Oguchi Onyewu teriam trocado agressões em treinamento do Milan. Tudo começou, segundo consta, quando o norte-americano de 28 anos foi tirar satisfação com o sueco, um ano mais velho, após receber uma entrada mais dura durante o coletivo.

É desagradável abordar esse tipo de coisa e a impressão que dá é que "quanto mais cutuca, mais fede". Passado o episódio do "golpe" de Ibrahimovic em Strasser, podemos tentar rir disso tudo. Confira o vídeo abaixo.



E agora, Zlatan Ibrahimovic?

Um comentário: