domingo, 28 de novembro de 2010

Nada Como Um Grêmio Após O Outro

Os recentes acontecimentos de violência no Rio de Janeiro amedrontaram muitos torcedores e, mesmo com o time da casa na disputa por vaga na Copa Libertadores da América 2011, o público presente foi de menos de 7.000 torcedores na tarde de domingo no estádio Olímpico João Havelange. Dentro das quatro linhas, o Botafogo jogou o mínimo necessário para conquistar o resultado positivo diante do lanterna e já rebaixado Grêmio Prudente, vencendo a partida por 3a1. E recebeu uma grande notícia: com o tropeço do Atlético Paranaense no estádio Castelão (1a1 com o Ceará), o Alvinegro depende apenas de si para entrar no G4 na última rodada. Mas a tarefa é espinhosa: vencer o Grêmio no estádio Olímpico.

O jogo

As limitações técnicas do adversário - denunciadas pela posição ocupada na tabela de classificação - aliada à flagrante falta de empenho na partida - justificadas pela ausência de possibilidade de traçar um novo destino - facilitaram o caminho a ser percorrido pelo Botafogo. Com 10 minutos de partida, a equipe já somava duas chances: a primeira aconteceu aos 6', quando o estreante Lucas Zen (jogador vindo das categorias de base do clube) deixou "Loco" Abreu cara-a-cara com Sidney, mas o o uruguaio não conseguiu superar o goleiro. A segunda foi em chute de Edno de fora da área, novamente defendido por Sidney.

Com campo para jogar e quase sem ser ameaçado, o Botafogo avançava quase que naturalmente, mas ainda em ritmo lento. Uma grande chance pintou aos 27 minutos em cobrança de falta, quando a bola chutada por Lúcio Flávio balançou a rede prudentina, mas pelo lado externo, iludindo o público presente no Setor Leste do estádio. A ilusão do gol tornou-se realidade 3 minutos depois. Tudo começou em jogada de contra-ataque, quando Lúcio Flávio e Caio trocaram passes em velocidade e o camisa 10 recebeu bem posicionado na grande área, parando em nova intervenção de Sidney, que mandou para escanteio. Coube ao próprio Lúcio Flávio a cobrança e Antônio Carlos, que conseguiu subir mais que dois adversários, cabeceou para marcar seu 7º gol na competição.
Momento em que o zagueiro Antônio Carlos sobe para cabecear e abrir o placar no estádio Olímpico João Havelange.

A desvantagem no placar pareceu incentivar o Grêmio Prudente a ir mais vezes ao ataque. Dessa forma, coube ao Botafogo encontrar os espaços disponíveis. Aos 44 minutos, não havia lá muito espaço disponível, mas o fato é que Edno arriscou um chute de fora da área e teve sucesso no lance, mandando no quadrante 10 e ampliando a vantagem.

Na segunda etapa, o Botafogo visivelmente ficou menos arisco na partida. Caio era a figura que mais buscava jogo, mas não contava com grande contribuição dos companheiros e raramente levava vantagem nas jogadas individuais.

Se o jogo estava chato, aos 23 minutos passou a ficar perigoso para o Alvinegro: William recebeu bola ajeitada nas proximidades da meia-lua e chutou de primeira, colocando a redonda no canto esquerdo de Jéfferson, diminuindo para 2a1.

4 minutos depois, Joel Santana viu-se forçado a fazer a primeira substituição, pois Abreu pediu para sair. Em seu lugar entrou o atacante Alexssander, também (des)conhecido como Alex, para participar de sua segunda partida na Série A 2010.

As posteriores entradas de Renato Cajá (saiu Lúcio Flávio) e Túlio Souza (Edno deixou o campo) aumentaram o controle do Botafogo sobre o setor de meio-campo e a partida parecia seguir ao apito final sem novas alterações no placar. Mas Alexssander tratou de mostrar serviço aos 44 minutos: o jovem atacante de 20 anos recebeu a bola, partiu com ela dominada, invadiu a área e foi derrubado. André Luiz Castro não pestanejou em apontar a penalidade, que veio a ser convertida por Marcelo Cordeiro, agora sim dando números finais à partida.

Felizmente, nenhum incidente foi registrado no retorno dos torcedores aos seus respectivos destinos pós-jogo. Que seja o prenúncio do estabelecimento da paz no Rio de Janeiro.

Outros resultados

Corinthians (2º) 2a0 Vasco (12º)
Palmeiras (10º) 1a2 Fluminense (1º)
Flamengo (15º) 1a2 Cruzeiro (3º)
Guarani (18º) 0a3 Grêmio (4º)
Atlético/MG (13º) 3a1 Goiás (19º)
Internacional (8º) 1a1 Vitória (17º)
Atlético/GO (16º) 1a1 São Paulo (9º)
Ceará (11º) 1a1 Atlético Paranaense (6º)
Avaí (14º) 3a2 Santos (7º)

A última rodada será disputada com um jogo na quinta-feira (entre Grêmio Prudente e Internacional) e outras nove partidas no domingo. Nela, estarão em jogo a disputa pelo título (entre Fluminense, que só depende de si, Corinthians e Cruzeiro), a disputa pela hipotética quarta vaga na Libertadores (Grêmio e Botafogo fazem confronto direto no estádio Olímpico, onde o empate beneficia os gremistas) e fuga do descenso (Vitória e Atlético Goianiense fazem confronto direto no estádio Barradão, onde o empate beneficia o Atlético). Há também a disputa por vagas na Copa Sul-Americana, onde Flamengo e essas duas equipes que duelam em Salvador ainda têm chances de ingressar. Alguém ainda acha que falta emoção na disputa em pontos corridos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário