sábado, 6 de novembro de 2010

Lusa Vence Em Campinas E Segue Sua Busca

Apenas 1.123 pessoas pagaram para ver, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, a vitória da Portuguesa sobre a Ponte Preta, por 2a0, pela 34ª rodada da Série B brasileira. Com um gol em cada tempo (Dodô abriu o placar e Thiago Gomes fechou a conta), o sonho rubro-verde de disputar a Série A em 2011 segue vivo. Aos pontepretanos resta escapar de qualquer ameaça de descenso, já que as chances de acesso se esvaíram.

O jogo

Olhando friamente as escalações, via-se uma Ponte Preta com dois atacantes de área (William e Reis) e a Portuguesa com apenas um homem de referência (Dodô). Porém, dada a maior movimentação da equipe visitante, o time que mais levava perigo e conseguia construir jogadas ofensivas era justamente a Portuguesa: os ágeis meias Marco Antônio e Héverton eram personagens bastante ativos nesse processo.

Para não dizer que a Ponte nada criou, houve uma chance clara de gol aos 14 minutos, quando uma sobra de bola após cobrança de escanteio permitiu ao zagueiro Naldo que chutasse sem goleiro, mas o remate foi mal direcionado. De resto, era pressão da Portuguesa, que só não conseguiria ir para o intervalo com boa vantagem no placar devido à grande atuação do enérgico goleiro Gílson - que não cansava de dar broncas no apático sistema defensivo alvi-negro - e também a má pontaria da Lusa, que viu "o artilheiro dos gols bonitos" desperdiçar bisonhamente uma oportunidade também com o goleiro batido no lance. Mas Dodô se redimiria ainda na primeira etapa: aos 27 minutos, o atacante de 36 anos acreditou na enfiada de bola de Marco Antônio e aproveitou-se da indefinição do defensor que o acompanhava na jogada para colocar o pé na bola antes da chegada do goleiro Gílson. 1a0 Portuguesa.

Tendo observado a falta de poder de reação na equipe, Givanildo de Oliveira aproveitou o intervalo para mudar as coisas: entrou o boliviano Pablo Daniel Escobar no lugar de Moacir. E parece que a entrada de Pablo Escobar, bastante participativo em seus primeiros minutos em campo, realmente melhorou o cenário para o time da casa, que conseguia chegar rotineiramente ao ataque graças a um amplo domínio no setor de meio-campo, algo não visto na etapa inicial.

Porém, aos poucos a Portuguesa foi reequilibrando o jogo e não tardou a chegar ao 2º gol: após cobrança de escanteio de Marco Antônio pelo lado esquerdo, o zagueiro Thiago Gomes tirou proveito de seus 191 centímetros de estatura e cabeceou para a rede.

Givanildo decidiu colocar mais velocidade no ataque, trocando o apagado Reis para pôr Falcão. Mas era a Lusa que levava maior perigo, como em bola chutada por Romano, carimbando o travessão de Gílson. Mais tarde, nova mudança no ataque pontepretano: William por André. Ou seja, se Givanildo começou o jogo com dois atacantes "trombadores", resolveu terminar com dois que caíam mais pelos lados do campo. Parecia faltar equilíbrio ao time da casa, e com Escobar sumido no jogo naquela altura da partida, ficava visível que a equipe não conseguiria reverter a situação. Sérgio Guedes, por sua vez, optou por povoar o meio-campo e minimizar os riscos de deixar escapar a vitória: saiu Fabrício Silva para a entrada de Fabinho e, mais tarde, saiu o visivelmente cansado e sem ritmo de jogo Dodô para a entrada de Zé Carlos. A Portuguesa ainda estufaria a rede mais uma vez, mas não havia como não notar o impedimento de Fabinho, que estava "na banheira" quando completou pro gol.

Após o apito final, a entrevista de Sérgio Guedes foi bastante precisa e pertinente: o treinador da Lusa disse que cada partida da equipe deve ser encarada como a derradeira na busca pelo acesso. Isto é, um fracasso na próxima terça-feira, diante do Brasiliense, encerra o sonho. E assim por diante, até a 38ª rodada. Como motivação aos seus comandados, Sérgio revelou ter dito aos jogadores que, no futebol, muitos contam histórias sobre o que aconteceu em determinados lugares, com determinadas equipes e aquela era a oportunidade dos jogadores contarem a sua própria história. Parece que vem dando certo: essa foi a única partida pela 34ª rodada em que a equipe visitante conseguiu triunfar. Mas a história a ser contada terá novos capítulos e saberemos, em breve, se ela terá um final feliz para os torcedores da Portuguesa de Desportos.

Outros resultados

Sexta-feira
Coritiba (1º) 3a0 Ipatinga (18º)
América Mineiro (4º) 3a1 Guaratinguetá (13º)
América de Natal (20º) 1a0 Paraná (10º)

Sábado
São Caetano (9º) 2a1 Sport (5º)
Brasiliense (17º) 3a2 Bahia (3º)
Náutico (15º) 1a0 Icasa (16º)
Figueirense (3º) 0a0 Duque de Caxias (7º)
Bragantino (12º) 3a1 Santo André (19º)
ASA (8º) 2a1 Vila Nova (14º)

Nenhum comentário:

Postar um comentário