quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Gerrard Sai Do Banco E Lidera Liverpool À Vitória

Se quando se enfrentaram no estádio San Paolo a partida não saiu do 0a0, dessa vez a rede balançou 4 vezes no duelo entre Liverpool e Napoli. Melhor para os donos da casa, que conseguiram uma vitória de virada, com direito a "hat-trick" de Steven Gerrard: o camisa 4 entrou no intervalo da partida já vestindo a braçadeira de capitão e conduziu os donos da casa ao triunfo. Ezequiel Lavezzi, que havia marcado o gol napolitano, fez novamente uma boa partida.

O jogo

Dos 15 pontos conquistados pelo Napoli na Série A italiana na presente temporada, 11 foram obtidos na condição de visitante. E logo no início da partida em Anfield Road o Liverpool pôde perceber porquê. Com uma marcação-pressão sufocante e uma saída veloz em contra-ataques, a equipe italiana rapidamente dominou o jogo, sem permitir que os donos da casa conseguissem se sentir à vontade em campo. O português Raul Meireles exemplifica bem a tensão dos mandantes: com 11 minutos de jogo já havia dado duas entradas duras, escapando de receber pelo menos um cartão amarelo graças à complacência do árbitro francês Fredy Fautrel.

Ezequiel Lavezzi, Marek Hamsik e Edinson Cavani iam atormentando a defesa vermelha. O lateral direito Glenn Johnson, aos 24 minutos, não soube lidar com isso e acabou dando uma entrada de força desproporcional no atacante uruguaio e recebendo, finalmente, o primeiro cartão da partida (amarelo). Aos 27', veio o gol que fazia justiça aos acontecimentos: Cavani cabeceou para a corrida de Lavezzi, o argentino avançou em direção ao gol e tocou por baixo do goleiro espanhol Pepe Reina para inaugurar o marcador.

3 minutos depois, David N'Gog teve chance de empatar a partida, mas o chute cruzado do atacante francês passou à direita da meta. Aos 37 minutos foi a vez de Glenn Johnson, que chutou de fora da área, rasteiro, e viu Morgan De Sanctis fazer boa defesa. A partir daí, o jogo diminuiu de intensidade e rumou para o intervalo sem maiores emoções.

O Liverpool ganharia novo ânimo para a continuidade da partida já a partir do intervalo: Steven Gerrard foi chamado a campo para o lugar do sérvio Milan Jovanovic. Mais arisca e insinuante, a equipe da casa passou a criar mais chances e, em contrapartida, ceder maiores espaços para o contra-ataque napolitano. A partida tinha todos os ingredientes para mais gols. O que poucos esperavam é que eles sairiam após falha(s) do até então bem postado sistema defensivo italiano, que desenvolvia uma linha de três zagueiros vigiada de perto por Michele Pazienza e Walter Gargano, além de contar com os combativos alas Andrea Dossena e Hugo Campagnaro. Pois aconteceu. Na marca de 29 minutos, Jonjo Shelvey ia fazendo jogada individual cercado por três adversários e perdendo a bola... mas eis que Dossena, ex-Liverpool, deu um recuo na fogueira para o goleiro De Sanctis e permitiu que Gerrard conseguisse chegar antes do arqueiro italiano para, na dividida, mandar de carrinho para o fundo do gol e empatar o jogo. Se Lavezzi havia comemorado o gol com sua torcida, que fazia a festa em pleno Anfield Road, Gerrard foi na direção do mesmo público e pediu silêncio levando o dedo indicador para os lábios. Lamentável, sobretudo vindo de alguém com a experiência de Steven.

Dois minutos após sofrer o empate, o Napoli teve grande chance de retomar a frente quando Cavani entrou na área e foi derrubado por Jamie Carragher. Mas o pênalti foi ignorado por Fautrel.

Enquanto Roy Hodgson trocava atacante (N'Gog) por meiocampista (Lucas), Walter Mazzarri trocava meia (Hamsik) por atacante (Hassan Yebda).

Parecia que o Liverpool estava mais satisfeito com o empate do que o Napoli, mas aos 41 minutos foi marcado pênalti de Salvatore Aronica em Johnson. Steven Gerrard partiu pra bola e mandou no quadrante 11, superando De Sanctis, que acertou o canto. E, no minuto seguinte, a defesa napolitana vacilou novamente. E pra quem a bola sobrou? Para ele. Finalizando com categoria, Gerrard colocou por cima de De Sanctis para marcar o 3º dele e do Liverpool.

Com a vitória do Steaua Bucareste sobre o Utrecht (também por 3a1), o grupo K ficou com o Liverpool na liderança (8 pontos ganhos), Steaua em segundo lugar (com 5 pontos), Napoli em 3º e Utrecht em 4º (ambos com 3 pontos). Essas equipes voltam a campo pela Liga Europa daqui a quatro semanas, quando, dia 2 de dezembro, o Napoli visita o Utrecht, na Holanda, e o Liverpool visita o Steaua, na Romênia.

Outros resultados

Grupo A: Lech Poznan 3a1 Manchester City; Juventus 0a0 Salzburg;
Grupo B: Rosenborg 1a2 Atlético de Madrid; Bayer Leverkusen 1a0 Aris;
Grupo C: Gent 3a1 Sporting Lisboa; Levski Sofia 2a2 Lille;
Grupo D: PAOK 1a0 Villarreal; Club Brugge 0a2 Dínamo Zagreb;
Grupo E: BATE Borisov 3a1 Sheriff; Dínamo de Kiev 2a0 AZ Alkmaar;
Grupo F: CSKA Moscou 3a1 Palermo; Lausanne 1a3 Sparta Praga;
Grupo G: Hajduk Split 2a3 Zenit St. Petersburgo; AEK Atenas 1a1 Anderlecht;
Grupo H: OB 2a0 Young Boys; Getafe 0a3 Stuttgart;
Grupo I: Sampdoria 0a0 Metalist; PSV Eindhoven 3a0 Debreceni;
Grupo J: PSG 0a0 Borussia Dortmund; Sevilla 4a0 Karpaty;
Grupo L: Rapid Viena 1a2 CSKA Sofia; Porto 1a1 Besiktas.

Assim, encerra-se a 4ª rodada, faltando duas rodadas para a conclusão desta fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário