domingo, 21 de novembro de 2010

Expressinho Colorado Dá Olé Em Pleno Engenhão

Na antepenúltima rodada pela Série A 2010, caiu a última invencibilidade na competição: sem perder jogando no Engenhão, o Botafogo foi derrotado nesse domingo pelo Internacional (2a1, com todos os gols na etapa complementar). Detalhe: Celso Roth, já pensando no Mundial de Clubes (competição que será realizada no mês de dezembro, em Dubai), levou um time recheado de reservas para o Rio de Janeiro. Com o triunfo gaúcho, melhor para o Grêmio, que alcançou e manteve a 4ª colocação no Campeonato Brasileiro.

O jogo

Um gol perdido por Fahel logo no início da partida já deixava a impressão de que o Botafogo chegaria com facilidade ao ataque. Ledo engano. Nenhuma equipe conseguiu se impôr na primeira etapa e a partida rumou para o intervalo com o placar zerado. O desempenho pífio dos donos da casa - que tinha em Edno a figura mais apática dentro de campo - resultou em vaias da torcida após o término da primeira etapa.

Na etapa complementar, o que estava ruim para o Botafogo ficou ainda pior. A equipe até voltou diferente, com mais atitude, algo que foi bastante motivado pela entrada de Jóbson no lugar de Túlio Souza. Mas era o Internacional que se mostrava mais organizado, principalmente quando as jogadas envolviam o trio Andrezinho, Rafael Sóbis e Leandro Damião.

Enquanto Joel Santana mexia mal no time (colocou Caio no lugar de Lúcio Flávio no momento em que o camisa 10 produzia mais que Edno), Roth deu o toque de qualidade que faltava ao meio-campo do Inter ao mandar a campo Tinga, que entrou na vaga de Oscar. E 3 minutos depois, veio o gol colorado. Em jogada onde a defesa botafoguense falhou - sobretudo Leandro Guerreiro, incapaz de afastar a bola da área -, Andrezinho não desperdiçou a oportunidade para abrir o placar aos 19 minutos, com um chute rasteiro no canto direito de Jéfferson.

A torcida não perdoou o camisa 5 e passou a vaiá-lo a cada momento que tocava na bola. Isso acabou aos 27 minutos, no momento em que Leandro deixou o campo para a entrada de Renato Cajá. E, no minuto seguinte, o Inter ampliaria a vantagem: após trocar passes bem à vontade pelo flanco esquerdo de ataque, a bola encontrou Rafael Sóbis livre dentro da área. Foi chutar cruzado e correr pro abraço.

Um minuto depois, um alento aos alvi-negros: Antônio Carlos estufou a rede de Muriel e diminuiu o prejuízo. Alguns chegaram a cantar "esse jogo vai virar", mas o que era feito dentro das quatro linhas não dava maiores motivos para se acreditar nisso. Edno teve grande chance de empatar o jogo, mas parou em defesa de Muriel. O goleiro trabalharia novamente pouco depois, defendendo finalização de Jóbson.

O apito final selou uma vitória colorada dada como improvável. Vitória essa que muitos torcedores do Internacional nem fariam muita questão de torcer... Por falar em torcer, os botafoguenses que acreditam em uma vaga na Libertadores terão de torcer bastante. Por um tropeço do Atlético Paranaense, pelo reencontro do Botafogo ao futebol que o credenciou a essa disputa e pelo título da Copa Sul-Americana indo para LDU ou Independiente.

Outros resultados

Sábado
Flamengo (13º) 2a1 Guarani (18º)
Grêmio Prudente (20º) 1a1 Ceará (12º)
Grêmio (4º) 3a1 Atlético/PR (5º)

Domingo
São Paulo (9º) 1a4 Fluminense (1º)
Palmeiras (10º) 0a2 Atlético/MG (14º)
Vitória (17º) 1a1 Corinthians (2º)
Cruzeiro (3º) 3a1 Vasco (11º)
Avaí (16º) 3a0 Atlético/GO (15º)
Goiás (19º) 1a4 Santos (7º)

Nenhum comentário:

Postar um comentário