domingo, 14 de novembro de 2010

Coxa Com A Mão Na Taça

Num jogo recheado de cartões amarelos (foram dez no total), o Coritiba fez a alegria da imensa maioria do público presente no estádio Couto Pereira, venceu o Figueirense por 2a1 e praticamente assegurou o título da Série B 2010: o caneco só não irá para a capital paranaense caso o Alvi-verde perca os dois últimos jogos e o Bahia, novo vice-líder, triunfe em ambos os compromissos. Nessa antepenúltima rodada, aliás, conhecemos mais dois clubes que disputarão a Série A 2011 (além do Coxa, que se garantiu na rodada passada): o Bahia e o próprio Figueirense, que não podem mais ser alcançados pelo atual 5º colocado. Parabéns aos três clubes e aos milhões de adeptos que essas instituições, somadas, totalizam.

O jogo

Se nas arquibancadas a festa dos torcedores alvi-verdes já estava dando o tom antes mesmo de a bola rolar, dentro das quatro linhas a partida também começou agitada, com ambos os times mostrando velocidade e determinação em ir ao ataque. E quem chegou pela primeira vez para uma finalização foi o Figueirense: aos 4 minutos, Reinaldo ajeitou com a sola da chuteira recuando para Maicon, que chutou do jeito que veio, a bola desviou na defesa coritibana e saiu pela linha-de-fundo - estava ali o primeiro erro de arbitragem, sendo marcado tiro-de-meta para o time da casa.

Aos 8 minutos, nova chegada da equipe catarinense: Willian passou com categoria, encobrindo a defesa e encontrando Fernandes, que chutou cruzado, à meia-altura, mandando perto da trave direita de Edson Bastos. No minuto seguinte, em lance de bola parada, o Coritiba chegou. E foi pra valer: Jeci subiu, cabeceou e mandou no ângulo esquerdo para abrir o marcador e intensificar a alegria que tomava conta no Alto da Glória.

E dava para ficar melhor: aos 16 minutos, Rafinha recebeu na meia-lua, ajeitou com o pé direito e chutou com o esquerdo. Onde? No ângulo - dessa vez o direito -, mantendo o goleiro Wilson novamente estático. 2a0 Coritiba, e tome festa. Por falar em Rafinha, olho nesse jogador: com passe pertencendo ao São Paulo, o atleta se queixou de ser pouco aproveitado no Morumbi (inclusive acionando a Justiça para tentar romper com o clube), mas diz-se que Paulo César Carpeggiani quer contar com o jogador na próxima temporada.

Com 23 minutos quase saiu o 3º gol, mas o cabeceio de Cleiton, que surgiu livre em novo lance de bola parada, saiu por cima do travessão.

Aos 36 minutos, Bruno desceu pelo lado direito e, após invadir a área, foi empurrado por Enrico. Pênalti e cartão amarelo para o coritibano. Na cobrança, Edson Bastos saltou ao canto direito e defendeu parcialmente o chute de Reinaldo, mas o atacante conseguiu pegar o rebote e conferir, diminuindo a desvantagem do Figueirense.

Ney Franco nem quis esperar o intervalo para mudar as coisas em sua equipe e optou por tirar o pendurado Enrico - que apoiava bem mas não tinha sucesso na marcação - para colocar o volante William, jogador com características muito mais defensivas do que o qualquer outra coisa.

Veio a segunda etapa e com ela uma desaceleração na intensidade da partida. Porém, ainda teríamos quatro lances interessantes. Em três deles, destaque para o goleiro Wilson: o capitão do Figueirense trabalhou bem demais ao defender finalizações de Rafinha (duas vezes indo buscar com a ponta da luva) e uma ainda mais incrível de Leonardo, quando bloqueou com o joelho um remate frontal. Se o Coxa parava no goleiro adversário, quem atrapalhava os planos dos comandados de Márcio Goiano era o juíz do jogo, que ignorou penalidade máxima de Jeci em Reinaldo, quando o zagueiro puxou o atacante pela camisa, impedindo-o de progredir até a bola.

O Figueirense, mesmo derrotado no placar, comemorou o fato de, com a vitória do Bahia sobre a Portuguesa, também ter garantido o acesso por antecipação. Ao Coritiba, coube dar seqüência à festa que já estava acontecendo.

Outros resultados

Sexta-feira
São Caetano (10º) 0a0 América/MG (4º)
Bragantino (11º) 5a1 Vila Nova (15º)
Sport (6º) 1a1 Santo André (20º)
Ipatinga (17º) 2a0 Duque de Caxias (9º)

Sábado
Ponte Preta (13º) 0a1 Icasa (12º)
Brasiliense (18º) 0a1 Náutico (14º)
Bahia (2º) 3a0 Portuguesa (5º)
América/RN (19º) 5a2 Guaratinguetá (16º)
ASA (8º) 0a1 Paraná (7º)

Se na 35ª rodada acertei 7 palpites, nessa 36ª foram apenas 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário