domingo, 7 de novembro de 2010

Com Futebol De Líder, Liverpool Bate Chelsea

No jogo mais aguardado pela 11ª rodada na Premiership, o Liverpool, embalado pela vitória sobre o Napoli na quinta-feira, jogou de igual pra igual com o líder Chelsea, teve uma atuação coletiva praticamente perfeita e contou com o talento do espanhol Fernando Torres para alcançar a vitória em Anfield Road, levando a torcida ao delírio. Com o 2a0, os "Reds" ascendem para a 9ª posição, com 15 pontos ganhos (a mesma pontuação de equipes que estão na zona de classificação para a próxima Liga Europa). Os "Blues" seguem na liderança, mas a vantagem de 5 pontos caiu para 2.

O jogo

Com o retorno de vários jogadores importantes ao time titular, o Liverpool demonstrou grande comprometimento tático do primeiro ao último minuto de partida. Era o mínimo que poderia ser feito para se tentar superar a forte equipe comandada por Carlo Ancelotti. E o time de Roy Hodgson conseguiu abrir a contagem já aos 11 minutos: Dirk Kuyt lançou (leia-se serviu) Fernando Torres com enfiada de bola precisa, o espanhol dominou e chutou sem dar chance para John Terry realizar o desarme nem para Petr Cech conseguir a defesa.

Toda tentativa dos visitantes de acionar o trio composto por Florent Malouda, Salomon Kalou e Nicolas Anelka era suprimida pelo sistema defensivo vermelho, que tinha nos volantes Lucas e Raúl Meireles dois cães-de-guarda para a zaga. E foi o português que iniciou a jogada do 2º gol: após recuperar a posse de bola no círculo central, o camisa 4 passou na esquerda para Fernando Torres que, conciliando habilidade, categoria e precisão, carregou a bola fugindo de Branislav Ivanovic e chutou cruzado, estufando o quadrante 10 de Cech, que assistiu com visão privilegiada a trajetória do lindo chute de "El Niño", aos 44 minutos.

No intervalo, Ancelotti chamou a campo o astro Didier Drogba, que entrou no lugar do também marfinense Kalou. Com a subida de produção de Ramires - muito bem no combate, embora tímido quando com a bola nos pés - e o "efeito moral" da entrada de seu principal jogador, o Chelsea começou a chegar mais vezes ao ataque. Jamie Carragher e o eslovaco Martin Skrtel desempenhavam muito bem a árdua tarefa de evitar que os Azuis pudessem criar chances, mas às vezes não tem jeito. E, quando não tinha jeito, quem aparecia era o goleiro espanhol José Manuel Reina, que, entre diversas defesas, realizou uma sensacional quando Drogba finalizou frontalmente, da linha da pequena área, e o arqueiro conseguiu bloquear, vibrando com o próprio feito.

Se Pepe Reina trabalhava bastante, a intervenção mais espetacular acabaria sendo do tcheco Petr Cech: quando Kuyt recebeu na área e chutou rasteiro, firme, tudo levava a crer que ali sairia o 3º gol do Liverpool. Mas, esbanjando um reflexo formidável, Cech conseguiu levar o pé direito até a bola e desviar para escanteio.

De resto, destaque para as substituições de ambos os treinadores. Hodgson, já visando administrar o resultado, tirou Kuyt, Torres e Meireles, possibilitando aos três que fossem ovacionados por quase 45.000 espectadores. Ancelotti, visando buscar o placar, terminou a partida com 4 homens de frente: Malouda, Anelka, Drogba e Daniel Sturridge, que entrou muito bem no jogo e proporcionou momentos interessantes pelo setor direito.

Após um início de temporada tenebroso - tanto dentro de campo quanto na área que compete aos dirigentes -, o Liverpool parece estar juntando os cacos, estando hoje com novos administradores e conseguindo cinco jogos de invenciblidade, sendo esta a 4ª vitória consecutiva. Nessa partida com o Chelsea, foi a primeira vez na temporada que o Liverpool conseguiu ir para o intervalo em vantagem no placar. E, com o apito final de Howard Webb, conheceu a primeira vitória sobre os Azuis após considerável jejum (em 6 jogos anteriores, foram 5 derrotas e um empate).

Outros resultados

Ontem
Bolton 4a2 Tottenham
Birmingham 2a2 West Ham
Blackburn 2a1 Wigan
Blackpool 2a2 Everton
Fulham 1a1 Aston Villa
Manchester United 2a1 Wolverhampton
Sunderland 2a1 Stoke City

Hoje
Arsenal 0a1 Newcastle
West Bromwich 0a2 Manchester City

Na próxima rodada, o Liverpool busca dar continuidade ao momento positivo encarando, fora de casa, o Wigan (equipe que, em 18º, abre a zona de descenso, com 10 pontos ganhos). Já o Chelsea tenta rapidamente superar a derrota no clássico e reencontrar a vitória em Stamford Bridge, diante do Fulham (13º colocado, com 11 pontos). Ambos os jogos estão marcados para quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário