terça-feira, 2 de novembro de 2010

Com "Bale" Na Agulha, Tottenham Supera Inter

Contando com atuação memorável do galês Gareth Bale, o Tottenham venceu a Internazionale por 3a1 e deu mostras de que pode ter vida longa na mais importante competição européia de clubes. No estádio White Hart Lane, com 11 contra 11, a atual campeã continental não resistiu à grande atuação dos donos da casa, perdendo o jogo e a liderança do grupo A na Liga dos Campeões da Europa.

O jogo

A superioridade dos Spurs começou a ser mostrada desde o início da partida, através de um grande poder de circular bem a bola no campo de ataque. E foi numa dessas boas trocas de passe que, no 18º minuto, o time da casa saiu na frente: o camaronês Benoît Assou-Ekotto desceu pela esquerda, passou para o croata Luka Modric, o talentoso volante se livrou de um marcador e serviu o holandês Rafael van der Vaart que, em posição duvidosa, acompanhou o lance e emendou de primeira para estufar a rede de Luca Castellazzi.

Wesley Sneijder era a figura mais lúcida pelo lado da equipe visitante e, junto de Samuel Eto'o, construía as jogadas mais perigosas da Inter. A principal finalização interista, porém, viria em lance de bola parada: o camisa 10 holandês cobrou bem, mas o goleiro italiano Carlo Cudicini vôou esticando os dois braços para evitar que a bola entrasse no quadrante 4. O 1a0 persistiria até o apito final da etapa inicial.

No intervalo, Harry Redknapp fez sua primeira mexida: visando preservar Van der Vaart, que não estava na plenitude de suas condições físicas, o autor do gol saiu para a entrada de Jermaine Jenas. Se Jenas não conseguiu manter o nível do companheiro por ele substituído, quem cresceria no jogo e tomaria conta da partida seria o camisa 3 Gareth Bale. Altamente eficiente nas jogadas individuais e preciso nos passes, Bale impulsionou o time da casa a buscar mais gols. E, aos 15 minutos, viria o 2º: Bale recebeu próximo da linha que divide o campo, passou como quis por Nwankwo Obiora (que entrara na segunda etapa no lugar de Sulleyman Ali Muntari), seguiu em frente e, com apenas uma opção dentro da área, cruzou rasteiro para Peter Crouch apenas concluir a jogada.

Com a desvantagem de dois gols no placar e o show que Bale e companhia davam no gramado londrino, Rafael Benítez percebeu que sua batata estava assando. Para tentar mudar o cenário que se desenhava, o treinador espanhol colocou o brasileiro Philippe Coutinho no lugar de Jonathan Ludovic Biabiany. Com o "Pequeno Príncipe" pouco acrescentando ao futebol da Inter, Benítez chamou pro jogo o artilheiro Diego Milito. O argentino era o nome certo para entrar na equipe naquele momento, mas seria mais interessante se, em vez de tirar Goran Pandev, Benítez mantivesse o macedônio em campo e optasse pela saída de Christian Chivu (Javier Zanetti poderia fazer a função do romeno, deixando Nwankwo a frente da zaga). Mas o treinador é ele, eu sou apenas o blogueiro. Pelo lado do Tottenham, Redknapp decidiu mudar o homem de referência: saiu o grandalhão Crouch e entrou o russo Roman Pavlyuchenko, jogador mais técnico.

Na primeira participação de Milito, o argentino tentou um chute cruzado que assustou Cudicini, saindo à esquerda da meta. Aos 35 minutos, veio o gol da Internazionale: Sneijder passou para Eto'o, o camisa 9 recebeu na área pelo lado esquerdo, carregou pro centro escapando da marcação de Alan Hutton e chutou firme, cruzado, no quadrante 15. Gol de quem entende.

Por falar em "quem entende", aos 43 minutos Gareth Bale apareceu mais uma vez em grande estilo: recebeu no campo de defesa, disparou em velocidade, aplicou uma meia-lua em Lúcio, não permitiu que Walter Samuel chegasse na cobertura e encontrou Pavlyuchenko livre fechando na área: "faz, meu querido". Se a bola falasse português, essa seria uma frase possível. E Pavlyuchenko, a exemplo de Crouch, fez. Mais uma assistência estupenda para colocarmos na conta do galês. Isso tudo depois de Redknapp trocar Aaron Lennon pelo volante hondurenho Wilson Palacios, ou seja, Bale nem queria tomar conhecimento de o treinador ter uma proposta mais defensiva para os minutos finais. Com o camisa 3 é assim, bola nele que ele resolve.

Milito ainda tentou reacender alguma esperança para a equipe italiana, mas o chute do argentino acabou beliscando o travessão e saindo por cima. Nada nem ninguém poderia evitar o triunfo do Tottenham em White Hart Lane. O apito final do húngaro Viktor Kassai - que parece ser um grande árbitro - foi o fechar das cortinas para o show comandado por um jogador de 21 anos, uma jóia nascida em Gales. Lateral? Ala? Meia? Ponta? Não sei. O que sei é que o setor esquerdo é com esse canhotinho daí. Gareth Frank Bale é o nome da fera.

Outros resultados

Grupo A: Werder Bremen 0a2 Twente;
Grupo B: Hapoel Tel-Aviv 0a0 Schalke 04; Benfica 4a3 Lyon;
Grupo C: Valência 3a0 Rangers; Bursaspor 0a3 Manchester United;
Grupo D: Rubin Kazan 0a0 Panathinaikos; Copenhagen 1a1 Barcelona.

Nessa quarta-feira a 4ª rodada será concluída com as partidas dos grupos E, F, G e H.

2 comentários:

  1. Obrigado pelos elogios e só tenho a dizer os mesmos ao seu blog! O jogo foi o combinado de uma bela atuação com uma atuação pífia do Inter.

    Aceita parceria?

    Abração,

    Luís
    porforadogramado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Luís! O desempenho da Internazionale foi mesmo abaixo do que se espera daquele elenco, mas achei que isso foi mais por méritos da disciplina tática do time da casa do que por um fracasso dos comandados de Rafa Benítez.

    Podemos fazer uma parceria, sim. Mantenha contato para vermos como podemos fazê-la. (;

    Abração, volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir