sábado, 30 de outubro de 2010

Meia Dúzia De Rodadas Eletrizantes Nos Aguardam

Concluída a 32ª jornada na Série A brasileira, ou seja, faltando 6 rodadas para o término da competição, nada está definido.

É acirrada a disputa pelo título, onde vejo 6 equipes com chances: Fluminense (57 pontos), Cruzeiro (57), Corinthians (54), Botafogo (51), Santos (49) e Internacional (49).

Cruzeiro triunfou fora de casa (2a0) e igualou a pontuação do líder; Prudente está na lanterna e dificilmente conseguirá se manter na Série A em 2011.

Destes, vejo a tabela menos complicada para os 3 últimos. E, destes 3, o Botafogo tem uma vantagem relevante: é o único que precisa da campanha no Brasileiro para assegurar, pelo menos, uma vaga na Libertadores 2011 (Santos, campeão da Copa do Brasil, e Internacional, campeão da Libertadores da América, já estarão lá). Portanto, a variável motivação está mais acesa em General Severiano do que na Vila ou no Beira-Rio. Por falar em Beira-Rio, a partida entre Internacional e Fluminense, na próxima rodada, poderá nos dizer muito sobre o que esperar desses dois candidatos ao título na reta final da competição. Será que os colorados já pensam no Mundial de Clubes, em dezembro? E o Tricolor das Laranjeiras, conseguirá uma vitória para chegar no jogo seguinte - um clássico com o Vasco da Gama - devidamente motivado?

Vitória botafoguense em Sete Lagoas sobre o Atlético/MG, 2a0, coloca o Alvinegro Carioca firme na disputa pelo título e por vaga na Libertadores; já os atleticanos retornaram para a zona de descenso.

O Corinthians, que no Pacaembu receberá o ameaçado Avaí, também terá um clássico na rodada seguinte, quando irá ao Morumbi medir forças com o São Paulo. São Paulo que será o próximo adversário do Cruzeiro, em Uberlândia. Depois desse difícil compromisso, a Raposa irá ao Barradão enfrentar o Vitória.

É acirrada a disputa por vagas na Libertadores, onde vejo, além dos 4 já mencionados (Santos e Inter não contam, pois já estão assegurados), outras 4 equipes com chances: São Paulo, Atlético Paranaense, Grêmio e Palmeiras - todas elas com 47 pontos! Mas faço uma ressalva: caso uma equipe brasileira fature a Copa Sul-Americana (uma das quatro sobreviventes é justamente o Palmeiras), considero ainda mais remotas as chances desses times. Ou seja, a esperança de tricolores, atleticanos e gremistas está basicamente em alcançar a 4ª colocação. O Verdão pode atacar em duas frentes - Brasileiro e Sul-Americana - mas acredito que os alviverdes vêem o percurso pela competição continental menos tortuoso que pela liga doméstica.

Para a disputa pelas 8 vagas na próxima edição da Copa Sul-Americana, estão as equipes que fracassarem no objetivo pela Libertadores e todas as outras, com exceção do lanterna Grêmio Prudente. Também não apostaria no Goiás nem no Avaí, mas caso esses times encaixem duas vitórias consecutivas nas próximas rodadas - o que sinceramente não acredito - a coisa muda de figura.

Vitória venceu o Vasco no Barradão (4a2) e saiu da zona de descenso; vascaínos estão em zona confortável, longe da Libertadores e com escassos riscos de rebaixamento.

Pela fuga do descenso, o drama perturba 8 equipes. O Flamengo, hoje 13º, está 5 pontos a frente do Atlético Mineiro, equipe que abre a zona indesejada. Quase certo na Série B na próxima temporada é o Prudente: mesmo vencendo os 6 últimos compromissos, dependerá de resultados alheios para escapar. Sinceramente, acho que a torcida prudentina nem precisará torcer contra os adversários... Mas para as outras 3 vagas ainda deveremos ter fortes emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário