domingo, 24 de outubro de 2010

Embaixo De Chuva, Fogão Mostra Que Está Aceso

Abrindo a 31ª rodada no Campeonato Brasileiro, o Botafogo recebeu o Vitória no Engenhão e saiu-se bem: colocou fim na seqüência de empates (eram oito consecutivos) e voltou a vencer na competição, entrando no GL (é o 5º colocado, mas pode retornar ao 8º posto dependendo dos resultados nesse domingo). O Vitória dorme na 16ª colocação, beirando a zona de descenso: caso o Atlético triunfe no clássico mineiro, o clube baiano entra na área indesejável da tabela de classificação.

O jogo

O apito inicial de Márcio Chagas da Silva deu-se embaixo de forte chuva. Mas a grande quantidade de água que regava o gramado do estádio Olímpico João Havelange não inibiu as equipes a partirem pro campo de ataque na busca pelo resultado positivo. Pouco criativos, ambos os times acabaram encontrando grande parte das chances de gol em chutes de longa distância, dados majoritariamente em cobranças de falta. Ramón, pelo Vitória, Lúcio Flávio e Marcelo Mattos, pelo Botafogo, não tiveram sucesso em suas tentativas. Mas eis que, aos 44 minutos, o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro mostrou como se faz: o camisa 6 botafoguense levou o pé esquerdo até a bola e mandou a redonda na gaveta, inapelável, no quadrante 1, sem defesa para o goleiro Viáfara.

Para a etapa complementar, Antônio Lopes tirou Neto Coruja, um de seus jogadores amarelados (foram 6 no total), e pôs Vânderson em seu lugar. O Vitória tentou pressionar na busca pelo empate, mas era o Botafogo quem levava maior perigo. Uma das oportunidades claras de ampliar a vantagem teve Jóbson como protagonista: o rápido atacante recebeu no comando de ataque e tinha a opção de passe para "Loco" Abreu, posicionado com liberdade no interior da área. Mas Jóbson decidiu finalizar ele próprio e mandou a bola para fora, à direita da meta, enlouquecendo Abreu. Já Joel Santana tratou de enlouquecer os torcedores alvinegros quando fez sua 3ª substituição na partida: saía Jóbson para a entrada de Fahel. É até compreensível a saída do jogador, que acabou mais atrapalhando do que ajudando quando era acionado nos contra-ataques. Mas colocar Fahel em seu lugar tendo Túlio Souza e Alex como opções?

Após a mexida, era perceptível uma queda de rendimento no time da casa, mas, pelo 3º jogo consecutivo, a equipe conseguiu manter sua meta inviolável e conquistou os 3 pontos. O apito final decretou o fim de uma série de nove jogos sem vencer e ao mesmo tempo anunciou uma série de nove jogos de invencibilidade para o Glorioso. Até a chuva deu uma trégua. Será o início da arrancada final do time da Estrela Solitária?

Outro resultado

O Atlético Goianiense foi até Campinas e conquistou uma importante vitória no estádio Brinco de Ouro da Princesa: com o 1a0 sobre o Guarani (gol de Marcão, aos 14 minutos do segundo tempo), a equipe comandada por René Simões ultrapassou a equipe dirigida por Vágner Mancini. Com 35 pontos ganhos (um a mais que o Vitória), ambos os times estão ameaçados pelo rebaixamento.

Partidas de domingo

Corinthians e Palmeiras
Goiás e Avaí
Ceará e São Paulo
Atlético Paranaense e Fluminense
Santos e Grêmio Prudente
Vasco e Flamengo
Cruzeiro e Atlético Mineiro
Grêmio e Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário