sábado, 4 de setembro de 2010

Série A Chegando Na Metade Do Caminho

Entre os dias de hoje e amanhã, a Série A brasileira concluirá a 19ª rodada de um total de 38. Ou seja, estamos nos encaminhando para a metade do caminho a ser percorrido pelos 20 clubes que competem até dezembro (Corinthians, Santos, Internacional e Vasco da Gama estão com um jogo a menos que os demais).

Às 18:30h desse sábado, 3 jogos abrem a rodada.

No estádio Olímpico João Havelange, Botafogo e Grêmio entram em campo com objetivos distintos. O Alvinegro Carioca quer se manter no GL (grupo da zona da Libertadores) e, se possível, aproximar-se da liderança da competição (está a oito pontos do Fluminense). Já o Tricolor Gaúcho pretende não mais retornar à zona de onde acabou de sair, a qual está distante por apenas dois pontos. Ambos os times vêm de vitória - por 1a0 - na última rodada: o Grêmio venceu o Guarani, no Olímpico, e o Botafogo voltou triunfante de Presidente Prudente após o jogo com o xará do adversário de hoje.

Ceará e Vasco da Gama fazem um duelo em preto e branco no estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo. As equipes estão bem próximas na tabela de classificação: o Ceará, com um jogo a mais que o Vasco, está dois pontos a frente do adversário de hoje. Porém, o 7º e o 11º colocados da Série A atravessam momentos distintos: enquando o Vozão vem despencando na tabela de classificação (chegou a liderar o torneio antes da pausa pra Copa do Mundo), o Clube da Colina saiu da zona de descenso e mantém-se invicto desde o retorno daquela mesma pausa supracitada. O técnico cruzmaltino é Paulo César Gusmão, único invicto na competição, e que reencontra seu ex-clube. Fica a pergunta: será lembrado com carinho no Castelão (afinal, saiu do clube sem nenhuma derrota nos 7 jogos disputados) ou será hostilizado pelos torcedores cearenses (afinal, largou o clube mas permaneceu no mesmo campeonato)?

Após o festejo pelo centenário de fundação do clube - que custou o adiamento da partida que seria disputada com o Vasco -, o Corinthians retorna aos gramados e enfrenta o Goiás, lanterna da competição, no estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. É uma grande chance de encostar no líder. O Esmeraldino, por sua vez, sabe que nem a vitória o tira da zona de rebaixamento. Atravessando momentos políticos adversos (o presidente Syd de Oliveira chegou a ser afastado do cargo mas obteve liminar para reassumir o posto), o Goiás tem a missão de jogar água no chopp corinthiano. Por falar em chopp, Ronaldo e sua barriga não irão atuar.

Eis os 7 jogos de domingo: Avaí e Atlético Paranaense; Palmeiras e Cruzeiro; Guarani e Fluminense; Flamengo e Santos; Atlético Mineiro e São Paulo; Atlético Goianiense e Vitória; e Internacional e Grêmio Prudente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário