terça-feira, 10 de agosto de 2010

Novo Brasil Estréia Hoje Nos Estados Unidos

A seleção brasileira de Mano Menezes terá seu primeiro jogo oficial na noite de hoje, quando, em Nova Jersey, atuará diante da seleção dona da casa. A lista de convocados do ex-técnico do Corinthians está recheada de jogadores com características ofensivas, o que contrapõe o pragmatismo da Era Dunga, que findou com a eliminação nas quartas de final da Copa 2010.

Daquela seleção, 4 nomes estão relacionados para a partida de logo mais: o lateral Daniel Alves, o zagueiro Thiago Silva, o volante Ramires e o atacante Robinho. Dentre os outros 20 nomes, metade está experienciando sua primeira convocação para a seleção principal - casos dos goleiros Jéfferson e Renan, do lateral Rafael, dos zagueiros David Luiz e Réver, do volante Jucilei, dos meias Éderson e Paulo Henrique Ganso e também dos atacantes André e Neymar.

A Confederação Brasileira de Futebol, regida por Ricardo Teixeira, segue realizando trapalhadas. Tornou pública a intenção de contar com Muricy Ramalho mas o negócio foi embarreirado por uma cláusula contratual que dá ao Fluminense o direito de não liberar o treinador. Resultado: Muricy seguiu nas Laranjeiras e Mano Menezes assumiu com o status de segunda opção. Mano, aliás, mal foi anunciado como novo técnico da seleção e, cerca de 48 horas depois, já tinha que divulgar uma lista de convocados (referente a esse amistoso de hoje com os Estados Unidos). A lista é interessante, mostra renovação, tendência a um jogo menos preso e mais ofensivo, mas tem alguns senões, sobretudo no nome de Jucilei, jogador que era reserva no Corinthians quando dirigido pelo próprio Mano (Elias era o titular na posição, mas foi "esquecido"). Há quem suspeite que a idéia é valorizar o atleta e lucrar numa futura negociação...

Mas há de se mencionar também uma postura bastante válida por parte de Mano: visando um projeto olímpico (único título que falta à seleção brasileira de futebol), o treinador mudou-se para o Rio de Janeiro, ficando mais perto da Granja Comary, em Teresópolis, local onde encontra-se o Centro de Treinamento da seleção.

Vamos torcer para que a seleção brasileira reencontre o futebol que a caracterizou positivamente no mundo todo. A alegria, a arte, a ofensividade, tão relegadas a segundo plano em tempos de "futebol-resultado" pode voltar à tona. Com vitória, empate ou derrota, caso o Brasil volte a ser Brasil, o futebol sairá ganhando.

Confira a lista completa da primeira convocação de Mano Menezes, à disposição do treinador para a partida de hoje.

Goleiros
Jéfferson (Botafogo)
Renan (Avaí)
Victor (Grêmio)

Laterais
André Santos (Fenerbahce-TUR)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Rafael (Manchester United-ING)

Zagueiros
David Luiz (Benfica-POR)
Henrique (Racing Santander-ESP)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan-ITA)

Meio-campistas
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
Éderson (Lyon-FRA)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Hernanes (São Paulo)
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
Sandro (Internacional)

Atacantes
Alexandre Pato (Milan-ITA)
André (Santos)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Neymar (Santos)
Robinho (Manchester City-ING)
Outros amistosos internacionais de hoje

Bósnia-Herzegovina e Catar;
Itália e Costa do Marfim;
Kuwait e Azerbaijão;
Argélia e Gabão;
Egito e Congo;
Marrocos e Guiné Equatorial;
Senegal e Guiné.

Há ainda 35 jogos amistosos agendados para amanhã, dos quais destacamos os seguintes: Coréia do Sul e Nigéria; Angola e Uruguai; Rússia e Bulgária; Finlândia e Bélgica; Eslováquia e Croácia; Turquia e Romênia; Ucrânia e Holanda; Suécia e Escócia; Sérvia e Grécia; Dinamarca e Alemanha; Áustria e Suíça; Polônia e Camarões; Irlanda e Argentina; Eslovênia e Austrália; Inglaterra e Hungria; Noruega e França; e México e Espanha.

São as seleções retomando as atividades após o Mundial 2010!

Nenhum comentário:

Postar um comentário