quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cada Macaco No Seu Galho...

Antes de fazer qualquer crítica sobre o assunto a ser proposto aqui, o blogueiro que faz o comentário ressalta: sou um apaixonado pela cultura e pelo povo mexicano. E especialmente pelo futebol mexicano. Considero o futebol mexicano acima do nível de muitos campeonatos europeus, e poderia citar vários.

No entanto, o que aconteceu ontem, e não é a primeira vez que acontece, mostra que existe um erro na Conmebol em trazer equipes mexicanas para a Taça Libertadores. Amanhã São Paulo e Inter disputarão uma vaga no mundial, e não na final da Libertadores. Não vou me surpreender se o vencedor do confronto comemorar a vitória como se fosse um título. O que vale o título da Libertadores? A vaga para o mundial, é óbvio. Mas a vaga para o mundial um deles já terá. Será que a motivação será a mesma, do que se a vaga estivesse em disputa?

Correm o risco agora de São Paulo ou Inter serem motivo de controvérsia na história do futebol. Um time poderá ser campeão mundial sem ser campeão continental. É óbvio que torcedor é torcedor e não vai ligar muito pra isso. Mas, não podia ser mais bem contada a história?

Os mexicanos tem seu próprio torneio, que envia normalmente um próprio time mexicano para o mundial. E a Conmebol prefere diminuir vagas sulamericanas, deixando de fora Boca Jrs., River Plate, grandes times brasileiros, para dar lugar a times que disputam por lazer, sem objetivo.

Ressalto, como torcedor brasileiro, toda vez que um time enfrenta Chivas, Monterrey, Atlas, América, entre outras pedreiras, eu jamais coloco algum favorito. Desbancar os mexicanos exige muita bola. Mas não vejo vantagem no futebol mexicano vir até a América do Sul, eliminar todos os competidores e voltar campeão para seu país, nos obrigando a enviar uma segunda opção para o Mundial.

Caro torcedor, imagine seu time convidado a ir a um campeonato, onde mesmo que ele vença o torneio, passando por jogos duríssimos, a premiação será dada a outra equipe. Onde está o sentido?

E enquanto isso vários times sulamericanos se matam em uma pré libertadores para alcançar pouquíssimas vagas restantes. Perdem o direito de disputar o torneio de seu continente, para dar lugar a times de outro país.

É de se pensar. São Paulo e Inter não tem nada a ver com isso, que lutem, que um deles vá ao Mundial e traga mais um título para o Brasil.

Mas torço que a Conmebol valorize mais o futebol Sulamericano. Deixe para temermos os mexicanos apenas no fim do ano, o que já causará desconforto o suficiente.

(Lançado por Soham mas de autoria de Lucas Vinícius)

Nenhum comentário:

Postar um comentário