terça-feira, 8 de junho de 2010

Série De Lesões Apagando O Brilho Da Copa

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, hoje, que o meia-atacante Nani não jogará o Mundial devido a uma lesão na clavícula esquerda do jovem jogador do Manchester United.

Nani foi, provavelmente, o jogador português que mais brilhou na temporada 2009-10 e era uma das maiores esperanças do treinador Carlos Queiroz para essa Copa. No primeiro treino da seleção em solo sul-africano, Nani teve seu nome mais gritado do que o da "estrela" Cristiano Ronaldo.

E Portugal não foi o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro selecionado a lamentar esse tipo de acontecimento. Dia 14 de março, durante Milan e Chievo, David Beckham sofreu grave lesão no tendão de Aquiles e, após operação, foi confirmada sua ausência no Mundial. Mais recentemente, foi a vez do English Team lamentar a contusão do capitão Rio Ferdinand, que reagiu ao fato declarando: "alguém me amaldiçoou".


Mais exemplos? O principal nome da seleção alemã e capitão do time, Michael Ballack, sofreu uma ruptura nos ligamentos do tornozelo direito durante a final da Copa da Inglaterra, vencida pelo Chelsea por 1a0, e também não jogará o Mundial. Para seu lugar, foi chamado o jovem Sami Khedira, de 20 anos, que também viria a ser cortado por lesão.


Andrea Pirlo e Arjen Robben, principais jogadores de Itália e Holanda, também experimentaram lesões. Mas as delegações da Azzurra e da Laranja Mecânica garantiram a presença de ambos na África do Sul. O marfinense Didier Drogba, "atropelado" pelo brasileiro naturalizado japonês Marco Túlio Tanaka, durante jogo amistoso, foi operado e conta com uma intervenção divina para jogar a Copa. Uma seleção africana que certamente não contará com seu principal jogador no Mundial é Gana: contundido na Copa das Nações Africanas, em janeiro, Michael Essien não conseguiu recuperar-se de lesão no joelho e, com isso, não poderemos vê-lo atuar na África do Sul.

Alguns atletas de grande categoria não desfilarão seus talentos pois suas seleções não obtiveram sucesso nas Eliminatórias para a competição. É o caso do russo Andrey Arshavin, do tcheco Tomas Rosicky, do sueco Zlatan Ibrahimovic, do equatoriano Antonio Valencia, por exemplo. Outros, não irão à Copa devido a critérios dos treinadores de suas respectivas seleções: os brasileiros Ronaldinho Gaúcho e Paulo Henrique Ganso, os italianos Francesco Totti, Alessandro Del Piero e Antonio Cassano, os holandeses Clarence Seedorf e Ruud Van Nistelrooy, os franceses Patrick Vieira e Karim Benzema, e por aí vai.

Já havíamos desejado que Deus abençoasse os craques e nessa postagem direcionamos um pedido à FIFA que observe, com carinho, o calendário futebolista. Será que essas lesões estão mais para maldição - como supôs Rio Ferdinand, uma das vítimas - ou para um reflexo de um número excessivo de jogos/pancadas ao longo da temporada?

Algo precisa ser feito. Com diversos jogadores chegando na Copa longe de suas condições físicas ideais - isso quando chegam -, então fica parecendo que o espetáculo acaba sendo relegado para segundo plano, com o megaevento se justificando basicamente para enriquecer as finanças de entidades, como essa presidida por Joseph Blatter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário