quarta-feira, 23 de junho de 2010

Grupo C - A Chave Do Equilíbrio

Dentro de instantes, as quatro seleções que compõem o grupo C da Copa do Mundo 2010 entrarão em campo para disputar a 3ª e última rodada por esta fase.

Nas duas primeiras rodadas, tivemos três empates e apenas uma partida com vencedor. Detalhe: não fosse a falha do goleiro argelino naquela ocasião, aquele era mais um jogo que caminhava para a igualdade no marcador.

A Eslovênia chega até aqui com 4 pontos, Estados Unidos e Inglaterra com 2 pontos, e a Argélia com 1 ponto ganho.

Em Pretória, no estádio Loftus Versfeld, jogam Estados Unidos e Argélia. Os norte-americanos se classificam em caso de vitória, pois alcançariam os 5 pontos e não poderiam ser ultrapassados ao mesmo tempo por Eslovênia e Inglaterra, que se enfretam no mesmo horário em Port Elizabeth, no estádio Nelson Mandela Bay. Os argelinos também estão nessa situação: vencendo o jogo, por qualquer placar que seja, chegam aos 4 pontos e, na pior das hipóteses, zeram o saldo de gols. Como o saldo esloveno é de um gol, qualquer derrota para os ingleses leva seu saldo para 0 ou negativo. Daí teríamos a disputa entre Argélia e Eslovênia no número de gols marcados - para os argelinos não dependerem disso, bastaria superar os norte-americanos por dois gols de diferença.

Já no duelo europeu, a Inglaterra avança em caso de vitória pois ultrapassa a Eslovênia e só poderia ser alcançada por uma equipe (os EUA). A Eslovênia, caso vença, não apenas se classifica para as oitavas como assegura o primeiro lugar do grupo. Aliás, a Eslovênia é a única seleção que garante vaga mesmo em caso de empate, pois se manteria na frente dos ingleses e só poderia ser alcançada pelos Estados Unidos. Inglaterra e EUA também podem avançar em caso de empate, mas aí teriam de viver o drama de jogar seu jogo e torcer no jogo alheio.

Antes da Copa ter início, muitas pessoas davam como certa a classificação do English Team ao lado da seleção norte-americana. E eu estou nesse grupo de pessoas. Hoje, a coisa mudou de figura, pois o que parecia ser uma chave óbvia tornou-se, curiosamente, a mais aberta da primeira fase. Sigo acreditando na classificação dos comandados de Fabio Capello e também na dos de Bob Bradley, mas cabe confessar que não imaginava que essas equipes entrariam em campo na 3ª rodada com tamanha ameaça de eliminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário