segunda-feira, 14 de junho de 2010

Essa Laranja Pode Dar Um Belo Suco!

Em um dos jogos mais aguardados pela primeira rodada da Copa 2010, Holanda e Dinamarca se encontraram no Soccer City. Os holandeses souberam impôr seu jogo, criaram mais chances, mas não conseguiram ser tão envolventes como provavelmente seriam caso Arjen Robben estivesse em campo. Mesmo com a derrota, não é razoável dizer que os dinamarqueses sejam carta fora do baralho. Pelo contrário, apresentaram jogadores interessantes na defesa, no meio e no ataque, em alguns momentos desenvolvendo boas jogadas.

A primeira finalização do jogo aconteceu aos 5 minutos, quando Wesley Sneijder cobrou falta da intermediária direto para fora. A resposta dinamarquesa veio no minuto seguinte e na mesma moeda: em bola parada, Thomas Enevoldsen isolou a redonda.

Com bola rolando, a Holanda chegou com perigo aos 9', quando Dirk Kuyt chutou cruzado, da entrada da área, para defesa de Thomas Sorensen, em dois tempos. Com 19 minutos, Robin van Persie recebe no comando de ataque, limpa a jogada e rola para Rafael Ferdinand van der Vaart, que vê seu chute ser bloqueado por Daniel Agger. No minuto seguinte, Rafael van der Vaart recebeu passe de Mark van Bommel, girou sobre a bola e chutou colocado, para fora. 1 minuto depois e era vez da Dinamarca se lançar ao ataque, quando Enevoldsen tentou resolver tudo sozinho, arrancando com a bola dominada mas chutando mal. Na marca de 27', os dinamarqueses chegaram bem: cruzamento de Dennis Rommedahl para Nicklas Bendtner, que cabeceou com liberdade mas desperdiçou, mandando a bola à direita do gol. 5 minutos mais tarde a Holanda encaixou uma boa seqüência de troca de passes, mas a bola desviou em Agger e foi para escanteio. No contra-ataque, grande inversão de bola de Enevoldsen para Rommedahl, que recebeu em boas condições mas chutou em cima de Maarten Stekelenburg. Aos 36', Bendtner dá belo passe para Rommedahl, que chuta para grande defesa de Stekelenburg. Passados 6 minutos e a Holanda quase inaugura o marcador: Kuyt manda para a área, a bola chega nos pés de van Persie, que cortou o zagueiro uma vez para a esquerda e outra para a direita mas acabou batendo para fora. Talvez tivesse melhor sorte se finalizasse após o primeiro corte, até porque sua maior precisão está na perna esquerda.

Se entre tantas chances a bola não entrou no 1º tempo, na volta do intervalo a Holanda acabou contando com uma "ajudinha" dos dinamarqueses: van Persie fez boa jogada pela esquerda, cruzou na área e Simon Poulsen tentou afastar de cabeça. A bola acabou batendo nas costas de Agger antes de ir dormir no fundo do gol de Sorensen: 1a0 Holanda.

A partir daí, a Holanda se sentiu mais a vontade no gramado e passou a chegar com mais facilidade na área adversária. Aos 6 minutos, van Persie recebeu grande passe, mas adiantou demais na hora de dominar e viu a Jabulani ser abraçada por Sorensen.

Aos 10', Morten Olsen decidiu realizar a 1ª troca: saiu Enevoldsen para a entrada de Jesper Gronkjaer. Com 13 minutos, van der Vaart recebeu a bola pelo alto e surpreendeu ao escorá-la direto para o gol - talvez sem querer -, para bonita defesa de Sorensen. Na marca de 15 minutos van Persie teve a sorte de contar com a benevolência do árbitro francês Stephane Lannoy: já com cartão amarelo recebido na primeira etapa, o camisa 9 holandês deu seqüência a um lance mesmo após marcado o impedimento. Alegou não ter conseguido ouvir o soar do apito - algo que realmente deve ser dificultado num ambiente recheado de vuvuzelas - e o juíz optou por não expulsar o atacante de jogo.

Inoperante na segunda etapa, Bendtner deu lugar a Mikkel Beckmann, aos 16 minutos. Com 21', a primeira substituição na Holanda: Bert van Marwijk trocou van de Vaart por Eljero Elia. Logo aos 23', Elia deu seu cartão de visitas ao driblar dois dinamarqueses com drible desconcertante, próximo à linha lateral.

Com 27 minutos, van Bommel surge como elemento surpresa no setor direito e chuta para defesaça de Sorensen. 4 minutos depois, van Persie sai de jogo para dar lugar a Ibrahim Afellay.

Aos 36', Sneijder recebe a bola na direita, dá dois toques na bola para centralizar a jogada e chuta: a redonda desvia no percurso e quica no travessão dinamarquês. 3 minutos mais tarde, Sneijder enfia para Elia, que chuta consciente: Sorensen toca na bola, desviando-a para a trave. Na seqüência, Kuyt foi mais esperto que os dois defensores adversários e pegou o rebote para empurrar para dentro: 2a0.

Com 42', a última mexida na Holanda: se Nigel de Jong não saiu de campo expulso por uma entrada violenta, o técnico acabou tirando o camisa 8 ele próprio, para colocar em seu lugar Demy de Zeeuw. Ainda aos 42', bola centralizada e Afellay teve a chance de ampliar a diferença em finalização frontal, mas Simon Poulsen salvou em cima da linha. Foi a primeira derrota dinamarquesa numa estréia de Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário