segunda-feira, 14 de junho de 2010

Em Jogo Lealmente Brigado, Japão Estréia Vencendo Camarões

No outro jogo pela primeira rodada no grupo E, o Japão conheceu sua primeira vitória em estréia de Copa às custas da primeira derrota camaronesa nessa mesma condição. Com um desenho tático interessante e aparentemente bem menos inocente do que em Mundiais anteriores, os japoneses mostraram qualidades para conseguir garantir a vitória, apesar do esforço de Camarões na busca pelo gol de empate.

A primeira chegada de perigo foi africana: aos 7 minutos, Pierre Achille Webo foi até a linha de fundo, rolou para trás, mas a zaga japonesa interviu para afastar. O Japão chegaria pela primeira vez aos 16', quando Daisuke Matsui tentou cruzamento mas a bola foi diretamente para o gol: Souleymanou Hamidou estava atento e realizou a defesa.

O jogo estava escasso em reais oportunidades de gol, com apenas mais 2 lances dignos de nota no primeiro tempo. Aos 37', Jean-Eric Maxim Choupo-Moting rolou para Eyong Enoh chutar de primeira, com Eiji Kawashima encaixando. Aos 38', o gol: Matsui recebeu no lado direito de ataque, deu corte para trás e cruzou certeiro, de perna esquerda, na direção de Keisuke Honda. Ele recebeu em liberdade, dominou e chutou, também de esquerda, para estufar a rede camaronesa.

No segundo tempo a partida ganhou emoção, com chances para o Japão ampliar e para Camarões chegar ao empate. Aos 2 minutos, inversão de jogo no ataque japonês, Yoshito Okubo recolhe na esquerda, parte pra cima de Stéphane M'Bia Etoundi e sofre falta perto da área. Na cobrança, Webo corta o cruzamento com o ombro esquerdo. Aos 3', Samuel Eto'o fez linda jogada pelo lado direito, se livrou de 3 adversários e, mesmo agarrado por Yuki Abe, rolou caprichosamente para Choupo-Moting chutar de primeira, perto do ângulo direito. 5 minutos depois, M'Bia recebe na direita, cruza de primeira e Webo sobe bem, mas cabeceia para fora. Naquela altura só dava Camarões: aos 11', Choupo-Moting carregou e tentou resolver sozinho, mas o chute não foi bom.

O jogo poderia ser ainda mais eletrizante não fosse o número elevado de faltas cometidas. Porém, nenhuma das seleções era desleal: o primeiro cartão amarelo saiu aos 26', em falta simples de Nicolas N'Koulou em Shinji Okazaki.

Aos 36', Makoto Hasebe chutou cruzado, Souleymanou espalmou e, impedido, Okazaki acertou a trave no rebote. Na marca de 40 minutos, M'Bia viu espaço a sua frente e decidiu soltar uma pancada: a Jabulani explodiu no travessão japonês. Na seqüência, novo chute de fora que desviou no caminho para facilitar a defesa do goleiro. No minuto seguinte, Honda deu chute aparentemente fácil, mas o goleiro camaronês quase repetiu a falha de seus colegas de profissão nos 2 dias anteriores: acabou defendendo em dois tempos.

Aos 47', o experiente Gérémi Sorele N'Djitap Fotso - que entrara no 2º tempo, aos 29' - cruzou com precisão e Webo parou em grande defesa de Kawashima. No lance, o juíz marcou a 47ª falta do jogo, supostamente cometida por Eto'o. Asiáticos e africanos medirão forças com os europeus, na tentativa de seguir para a próxima fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário