sábado, 8 de maio de 2010

Na Alemanha Não Tem Pra Ninguém: Bayern Campeão

Nós já sabíamos, mas faltava a confirmação aritmética. E ela se deu hoje, na última rodada da Bundesliga: o Bayern de Munique é campeão alemão na Bundesliga 2009-10. Na vitória de hoje, por 3a1 sobre o lanterna Hertha Berlin, a torcida pôde comemorar oficialmente o caneco nacional.

Torcedores comparecem ao estádio Olímpico de Berlin e festejam a conquista do time.

Na década de 2000, o clube hegemônico na Alemanha conquistou simplesmente 6 vezes o troféu de campeão na Bundesliga. Arjen Robben, com 16 gols e grandes jogadas ao longo da temporada, é sem dúvida alguma o principal destaque na campanha vitoriosa dos comandados de Louis Van Gaal. Por sinal, Van Gaal sagrou-se bi-campeão nacional (faturou a Eredivisie ano passado com o AZ Alkmaar). O Bayern agora busca o título da Copa da Alemanha e da Liga dos Campeões da Europa: a final de cada uma dessas competições será disputada nos próximos sábados, 15 e 22 de maio, respectivamente.

A Bundesliga termina assim na temporada 2009-10.

Bayern de Munique (campeão) e Schalke 04 (vice) têm presença assegurada na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa; Werder Bremen (3º) disputa jogos eliminatórios para entrar na fase de grupos da maior competição européia de clubes; Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund vão para a Liga Europa; Bochum e Hertha Berlin caem para a divisão imediatamente abaixo, dando lugar aos promovidos Kaiserslautern e St. Pauli; já o Nuremberg (16º colocado) fará um confronto em ida-e-volta com o Augsburg (3º lugar na divisão abaixo) para ver se continua na Bundesliga na próxima temporada, ou se troca de lugar com o adversário. Uma coisa é certa: a capital alemã não terá qualquer representante na divisão principal do país.

Vale dizer que o futebol alemão tem grandes chances de receber mais uma vaga para a Liga dos Campeões da Europa: o resultado na final, no estádio Santiago Bernabéu, pode garantir um 4º representante para o país, que conquistaria esse direito por um coeficiente da UEFA que analisa as performances de cada país filiado. Teremos equipes alemães torcendo pelo Bayern diante da Internazionale.

Parabéns ao campeão Bayern de Munique! Foram 20 vitórias, 10 empates e 4 derrotas - 72 gols pró e 31 contra. 70 pontos ganhos para o incontestável campeão alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário