terça-feira, 4 de maio de 2010

Antes Do Início Da Série A, Jogos Pela Libertadores e Copa BR

65% dos times que disputam a Série A no Campeonato Brasileiro 2010 terão compromissos importantes entre hoje e quinta-feira. Mas não pela liga mais competitiva do mundo e sim pela Copa Libertadores (casos de São Paulo, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e Internacional) ou pela Copa do Brasil (exemplos de Vasco, Vitória, Atlético Goianiense, Palmeiras, Grêmio, Fluminense, Santos e Atlético Mineiro).

É certo que pelo menos 5 dessas equipes estrearão na competição nacional tendo de conciliá-la com as fases eliminatórias de um desses torneios.

Vamos aproveitar a proximidade dos jogos de volta pelas oitavas da Libertadores da América e pelas quartas da Copa do Brasil para palpitar sobre o que achamos que deve acontecer nesses encontros.

São Paulo (80%) e Universitário (20%). O São Paulo trouxe na bagagem um empate sem gols no jogo de ida. Agora, no Morumbi, depende de uma vitória por qualquer placar que seja para avançar na competição. Empate sem gols leva o jogo para os pênaltis e empate com gols classifica o clube peruano. Uma eliminação dentro de casa seria motivo suficiente para instalar uma crise no Tricolor Paulista, até porque o trabalho de Ricardo Gomes não rendeu mais do que um 3º lugar no Brasileirão 2009 e uma presença na semifinal do Estadual 2010.

Vélez Sarsfield (10%) e Chivas (90%). Amplo favoritismo para o clube mexicano, que construiu uma vantagem maiúscula ao golear no jogo de ida por 3a0. Não é que o Vélez não tenha condições de reverter o placar, mas a missão de marcar 4 vezes e não ser vazado em nenhuma oportunidade diante de um adversário de qualidade e que provavelmente terá várias chances de contra-atacar é algo dificílimo.

Estudiantes (90%) e San Luís (10%). O atual campeão jogará diante de seus torcedores podendo empatar para se classificar. O adversário sequer figura nas quartas-de-final no Clausura mexicano e não deverá impôr grande resistência ao clube argentino.

Nacional/URU (30%) e Cruzeiro (70%). O Cruzeiro venceu no Mineirão por 3a1 numa partida em que poderia ter goleado (abriu 3a0 no primeiro tempo e construiu boas jogadas após o gol da equipe visitante). O Nacional poderá levar grande perigo caso consiga abrir a contagem em Montevidéu, mas creio que o Cruzeiro tem mais time e saberá o que fazer para não perder por 2a0 ou 3 gols de diferença.

Corinthians (40%) e Flamengo (60%). A vantagem rubro-negra é muito sutil, talvez mais psicológica do que funcional. Podendo jogar pelo empate ou, caso marque gol, podendo perder pela diferença mínima, o Flamengo tem grande chance de espantar o clima turbulento que se instalou na Gávea desde a eliminação na semifinal da Taça Guanabara e que se acentuou com maus resultados na Libertadores e nova derrota para o Botafogo, na final da Taça Rio. O Corinthians tem time para conseguir a classificação, mas quanto mais demorar para definir a sua situação, mais tenso deverá ficar o ambiente num Pacaembu que já testemunhou eliminações corinthianas que causaram revoltas na torcida.

Internacional (60%) e Banfield (40%). Acredito que o colorado possa conseguir a vaga, sim. Mas para chegar ao 2a0 ou a uma vitória por 3 gols de diferença (mesma missão do Nacional diante do Cruzeiro) terá de encontrar o seu melhor futebol. Caso algumas das atuações apáticas que a equipe colecionou nessa temporada se repitam, é muito provável que seja a última partida do clube gaúcho sob o comando de Jorge Fossati.

Universidad de Chile (90%) e Alianza Lima (10%). La U demonstrou bom futebol nas partidas diante do Flamengo, pelo grupo 8. Liderou a chave, foi às oitavas e venceu o jogo de ida por 1a0. Diante de sua fanática torcida, tudo leva a crer que será uma noite de festa.

Libertad (50%) e Once Caldas (50%). Teoricamente, a vantagem é do clube paraguaio, que joga em casa por uma vitória por qualquer placar que seja (mesma situação do São Paulo diante do Universitário). Porém, é bom ficar esperto ao time do Once Caldas. Não assisti nenhum jogo dessas equipes, mas o São Paulo, no Morumbi, suou para vencer esse clube colombiano por 1a0. E o Once Caldas tem uma história recente de respeito na Libertadores, é bom o Libertad não achar que ganhará o jogo e a vaga quando bem entender, embora ela seja perfeitamente possível.

Vasco (30%) e Vitória (70%). A vantagem do campeão baiano está no resultado que carrega para São Januário. Aquela vitória por 2a0 no Barradão obriga o cruz-maltino a sair para o jogo e buscar, pelo menos, 2 gols. Acontece que a zaga vascaína é algo que não inspira confiança já há algum tempo...

Atlético/GO (50%) e Palmeiras (50%). Os comandados de Geninho tiveram uma amarga derrota no Parque Antártica, com o único gol do jogo tendo sido marcado aos 49' da segunda etapa, de pênalti. O campeão goiano deverá impôr seu jogo sobre um Palmeiras que ainda não se afirmou, mas que tem a vantagem de poder, pelo menos a princípio, jogar esperando o erro do adversário. Confronto totalmente em aberto e que promete emoções.

Grêmio (90%) e Fluminense (10%). Muricy Ramalho estreou no Flu justamente no jogo de ida, no Maracanã, com derrota por 3a2. Novamente sem poder contar com Fred e Alan, recuperando suas saúdes, e sem Mariano, suspenso, o treinador recém-contratado irá ao Olímpico com 3 atacantes, algo muito incomum na carreira de Muricy. O campeão gaúcho já é um clube "copeiro por natureza", e com uma vantagem dessa em mãos, não deverá dar chance pro azar e se classificar sem grandes sustos.

Santos (60%) e Atlético/MG (40%). Tem tudo para ser o grande jogo dessa fase. Os alvinegros campeões paulista e mineiro medirão forças na Vila Belmiro, onde o Peixe jogará pela vitória e o Galo pelo empate. Os atleticanos arrumaram uma motivação-extra para o encontro com os "Meninos da Vila", pois querem mostrar que toda aquela euforia santista com direito a musiquinha "ô Luxemburgo (técnico do Atlético/MG e ex-Santos), pode esperar, a sua hora vai chegar" não ficou digerida. Cantar a classificação antes do jogo não costuma ser uma boa pedida, o futebol já mostrou isso em vários idiomas. Mas o Santos é, pelo menos levemente, favorito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário