sexta-feira, 30 de abril de 2010

E Agora, Zlatan Ibrahimovic?

Após o término da temporada passada, uma das negociações mais bombásticas no futebol internacional se deu justamente entre Barcelona e Internazionale, equipes que mediram força na semifinal da atual edição da Liga dos Campeões da Europa. Claro, houve também as compras do Real Madrid, que tiraram Kaká do Milan e Cristiano Ronaldo do Manchester United, em duas transações caríssimas (65 milhões e 93 milhões de euros, respectivamente).


Cristiano Ronaldo e Kaká causaram polêmica devido aos valores astronômicos de suas contratações.

Caríssimas a ponto de o clube precisar abrir mão de jogadores como Arjen Robben (25 milhões de euros) e Wesley Sneijder (valores não revelados, mas em torno de 18 milhões de euros), a fim de atenuar o rombo orçamentário dos custos dos 2 badalados atletas que acabavam de chegar ao Santiago Bernabéu. Santiago Bernabéu, estádio do Real, palco da final da Liga dos Campeões que não contará com a presença do time local mas verá Robben e Sneijder desfilando seus talentos pelo tapete verde: são eles os camisas 10 dos finalistas Bayern de Munique e Inter de Milão, respectivamente. No futebol, o destino é muitas vezes irônico.

Robben e Sneijder: sub-aproveitados em Madrid, holandeses conduziram seus times à finalíssima, que será realizada no estádio do Real.

Veja você, abri o tópico para falar de Zlatan Ibrahimovic e sua ida para o Camp Nou, mas logo ficamos submersos na falta de visão do senhor Florentino Pérez que, no desejo de formar uma nova equipe de galácticos, abriu mão de duas peças importantíssimas e figuras de destaque nesse ano de 2010. Sneijder, inclusive, declarou em setembro "ter sido tratado como moleque" no Real. Mas vamos ao "caso Ibra".

O Barcelona, para contar com o atacante sueco, cedeu à Internazionale o camaronês Samuel Eto'o, ofereceu o meia bielo-russo Aliaksandr Hleb por empréstimo e ainda pagou a bagatela de 45 milhões de euros. De repente você poderia imaginar: "hum... isso provavelmente se deu pois o momento de Ibrahimovic era melhor que o de Eto'o na época da transferência". Nem era o caso: Eto'o foi vice-artilheiro no Campeonato Espanhol, com 30 gols anotados em 36 jogos (média de 0,83 gol/jogo) enquanto Ibrahimovic havia sido artilheiro no Campeonato Italiano, tendo marcado 25 vezes em 35 partidas (0,71 gol por jogo). Na Liga dos Campeões, vantagem de quem? Do camaronês: 4 gols em 12 partidas disputadas (o 4º deles na final da competição, diante do Manchester United). Ibra marcou uma única vez nas oito partidas que disputou.


Eto'o e Ibrahimovic trocaram de casa: camaronês, novamente, marcará presença na final da UCL.

Zlatan Ibrahimovic, badalado centroavante, disse em 2009 querer sair da Internazionale e ir para o futebol espanhol (sua primeira opção era o próprio Barcelona) por se declarar cansado de não conseguir títulos europeus na equipe. É bem verdade que a Inter tem uma final para jogar e terá de superar o Bayern para se sagrar campeã européia. Porém, no encontro entre Barcelona e Internazionale, no Camp Nou (onde Ibra atuou como titular até ser substituído aos 23' da segunda etapa), o sueco foi presa fácil para o sistema defensivo do adversário - seu ex-time. Por outro lado, Sammy Eto'o vai para sua segunda final de Liga dos Campeões em dois anos.

José Mourinho deu a seguinte declaração ao jornal espanhol "Marca", na época da negocição envolvendo os dois atletas e a quantia exorbitante: "Só um técnico estúpido ficaria feliz de perder Ibrahimovic. Mas só um treinador mais estúpido não ficaria feliz em poder contar com Eto'o. Pensei que só o Real Madrid poderia fazer um negócio deste tipo, porque, para mim, foi uma transação de 100 milhões de euros (cerca de R$ 270 milhões), porque o Eto'o não vale menos que o Ibrahimovic".

Muito antes disso, quando Ibra ainda vestia a camisa do Ajax, Johan Cruyff, presidente de honra do Barcelona, foi duro nas suas ponderações quanto ao futebol do sueco: “tem uma boa técnica para um jogador ruim, mas uma técnica ruim para um bom jogador”.

Embora não seja uma tarefa das mais fáceis lembrar de grandes atuações de Ibrahimovic com a camisa da Suécia - foi mal na Copa 2006 e na Euro 2008 -, não acho razoável dizer que seja um jogador ruim. Tem talento, consegue uma ou outra boa jogada, etc e tal. Mas, convenhamos, está muito longe de valer o que custou ao clube catalão. Parece que os 2 gigantes do futebol espanhol não foram muito felizes nas negociações que fizeram na última inter-temporada. Mas tudo bem, têm dois grandes elencos, grande poder de faturamento e estão aí disputando, pelo menos, o título na liga nacional. Porém, é prudente olhar para esse tipo de coisa e ter mais cautela quando grandes estrelas estiverem dando sopa no mercado da bola. Às vezes, a "solução dos nossos problemas" está mais perto do que imaginamos.

P.S.: para brindar essa postagem, recomendo o acesso ao vídeo "Malandro é apelido", de José Inácio Werneck. Golaço do comentarista da ESPN Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário