quinta-feira, 29 de abril de 2010

Debaixo D'Água, Gavião Não Consegue Voar Pelo Maracanã



No encontro entre os dois clubes mais populares em território brasileiro, o Flamengo construiu a vantagem de jogar pelo empate (ou mesmo perder por um gol, desde que faça ao menos uma vez) no jogo de volta das oitavas-de-final, na próxima quarta-feira, no Pacaembu.

O gol do jogo saiu em cobrança de pênalti de Adriano, aos 20' da segunda etapa. Porém, não foi nem Adriano - que teve boa atuação, buscando o jogo e produzindo alguma coisa - nem Ronaldo - que teve fraca atuação, mais atrapalhando do que ajudando o Corinthians - que se destacou na partida: foi a chuva. O gramado tinha várias poças e acabou diversas vezes frustrando aqueles jogadores que insistiam em carregar a bola em velocidade ou executar passes rasteiros.

Embora não tenha tido uma performance brilhante, há de se valorizar o 1a0 rubro-negro em alguns aspectos: [1] foi a primeira partida da equipe sob o comando de Rogério Lourenço, e o time mostrou disposição; [2] a expulsão de Michael com 37 minutos de jogo deixou o time em desvantagem numérica diante da equipe de melhor campanha na competição; e [3] embora tenha levado alguns sustos, houve pelo menos mais três chances claras de gol para ampliar a vantagem (bola no travessão, chute cruzado passando perto da trave e grande defesa do goleiro Júlio César, em lance que a bola ainda carimbou o travessão).

Nas condições normais de temperatura, pressão e umidade no gramado, provavelmente teríamos um jogo mais interessante do que de fato foi. Ficou evidente que tanto Flamengo quanto Corinthians poderiam proporcionar um espetáculo maior do que aquele que foi possível no meio de tanta água. Não vejo um favorito para a classificação, mas a situação da equipe carioca é, hoje, melhor do que antes do jogo de ida.

Outros jogos pela Libertadores.

Em Lima, capital peruana, o São Paulo suportou a pressão do Universitário, teve chances de ganhar o jogo, viu Richarlyson ser expulso, mas acabou carregando o empate sem gols na bagagem. Jogará no Morumbi precisando vencer, e tudo indica que consiga sucesso nessa empreitada.

No estádio Florencio Sola, o Banfield conseguiu uma boa vitória sobre o Internacional: 3a1. A equipe colorada empatava por 1a1 até a expulsão de Kléber. Pior: o gol de desempate foi irregular, pois houve impedimento ignorado pela arbitragem de Jorge Larrionda. O resultado final é adverso, mas a atuação do Inter leva a crer que trata-se de uma desvantagem plenamente reversível dentro do Beira-Rio. Mas, caso queira seguir na competição, não há brechas para vacilos.

A equipe mais perto das quartas-de-final é o Chivas Guadalajara, que estreou na competição aplicando um 3a0 pra cima do Vélez Sarsfield. Caso marque gol na Argentina, o Chivas avança mesmo perdendo por 3 gols de diferença.

O outro duelo México e Argentina teve vantagem para os visitantes. O atual campeão Estudiantes venceu o San Luis no estádio Alfonso Lastras e poderá empatar em La Plata que mesmo assim seguirá em frente na busca por um novo título. Detalhe: no jogo de ida, nem Juan Sebástian Verón nem Mauro Boselli - consideradas as duas maiores estrelas do elenco - atuaram.

Hoje, medirão forças Cruzeiro e Nacional (Uruguai), no Mineirão; Allianza Lima e Universidad de Chile, no Peru; e Once Caldas e Libertad, na Colômbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário